Parking News

Novas ciclovias atrairão novos ciclistas, apostam os ativistas e a prefeitura. Mas, em certos pontos, tanto os novatos quanto os mais experientes terão pela frente algumas "pegadinhas". A "corrida de obstáculos" inclui buracos, que ganharam a tinha vermelha, mas não um conserto; desníveis abruptos de até 10 cm; e ladeiras que podem tirar o fôlego de alguns só de olhar.
No trecho que começa na rua Itatiara e sobe a praça Villaboim e a rua Piauí, em Higienópolis (centro), o desafio são os defeitos na pista. Há buracos da largura de um prato - só que bem mais fundos - na praça. Neles, acumulam-se água e bitucas.
Quem pedalar ali terá de enfrentar também os motoristas infratores, que param sobre a ciclovia o tempo todo para desembarcar. A reportagem viu um ser abordado por um agente de trânsito e protestar, alegando não ter alternativa. Seguindo pela rua Piauí, o ciclista deve estar preparado para, de repente, ter de trocar de lado na pista, na praça Buenos Aires, além de fugir de desníveis até 10 cm, formados por recapeamentos. "A ciclovia está feita em um lugar esburacado. A gente pode furar um pneu, cair. Já que vai fazer um negócio novo, por que não tampar os buracos?", disse Pedro Ribeiro, que faz entregas de bicicleta. Já na ciclovia de Perdizes (zona oeste), o maior desafio é a ribanceira da rua João Ramalho, embora os desníveis e os motoristas infratores também atrapalhem.
Sobre os problemas no pavimento, a CET informou que pediu providências. Disse ainda que as vias são escolhidas por características como fluxo de ciclistas e tipo de tráfego. Até o fim de 2015, a gestão Fernando Haddad pretende criar 400 km de pistas para bikes: 58 km já prontos.
Fonte: Folha de S. Paulo, 11 de setembro de 2014

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

É estacionamento ou calçada? (09/09/2013)

A busca por lugar para parar o carro na região central de São Bernardo é disputada como em áreas movimentadas de qualquer cidade, mas ainda assim reserva uma cena curiosa, que se repete diariamente. U (...)

Mar de carros (10/09/2014)

Como muitos brasilienses, o funcionário público Ivan Siqueira depende do carro para fazer quase tudo na vida. Em dias úteis, sempre às 8h30, ele tira seu veículo da garagem no Park Sul, no Guará, e se (...)

Pamplona e Liberdade terão radares em ciclovias (14/09/2014)

Após comprar briga com motoristas e comerciantes para implantar ciclovias pelas ruas de São Paulo, a gestão Fernando Haddad vai começar nesta