Parking News

O prefeito Fernando Haddad anunciou dia 12 a liberação da circulação de táxis em todas as faixas exclusivas de ônibus de São Paulo, recuando da posição adotada até então. Os táxis estavam vetados na maioria dos 440 km de pistas exclusivas à direita, com o argumento de que a prioridade é a circulação dos ônibus.
Desde o dia 13, os táxis podem usar as faixas em qualquer horário, desde que tenham passageiros.
Segundo Haddad, a decisão ocorreu após técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) concluírem que os táxis não prejudicarão os ônibus nas faixas.
Para chegar a essa conclusão, conforme o prefeito, foi estudado o tráfego nos 70 km de faixas em que os táxis foram autorizados a circular em março, como na av. 23 de Maio.
Segundo Haddad, sua decisão vai beneficiar os cerca de 500 mil passageiros que usam táxis diariamente - nos ônibus, são 5 milhões.
Críticas
A decisão é criticada por especialistas, que dizem acreditar que a medida pode anular os benefícios obtidos com a criação das faixas - Haddad implantou 356 km.
Segundo o último balanço da CET, houve aumento de 69% na rapidez dos ônibus.
"Pode ser um tiro no pé, atrapalhar o que se ganhou. Deveria ser no caso a caso, não liberar geral. Se houver volume significativo de táxis, vai afetar o desempenho do transporte coletivo", afirma o consultor Horácio Figueira.
Fonte: Folha de S. Paulo, 13 de setembro de 2014

Categoria: Geral


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