Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mobilidade Minuto, que vai selecionar ideias inovadoras para melhorar a circulação pelas cidades brasileiras. Podem concorrer iniciativas como esquemas de caronas entre vizinhos, propostas de horários alternativos de trabalho e aplicativos para melhorar a mobilidade.
O prêmio, criado pelo Instituto Cidade em Movimento, engloba seis categorias: transporte particular; transporte coletivo; modos não-motorizados; qualidade do espaço público da mobilidade; novas alternativas de organização comunitária e do trabalho; tecnologia e comunicação. A Folha é parceira da iniciativa. "A mobilidade tem impacto enorme sobre a qualidade de vida, é um direito que garante acesso a outros direitos, como saúde e educação", diz Luiza de Andrada e Silva, diretora executiva do Instituto.
As inscrições podem ser feitas pelo site cidadeemmovimento.org/premiomobilidademinuto até o dia 30 de setembro. Podem participar - ou ser indicadas - pessoas físicas, associações de bairro, institutos, ONGs, empresas, poder público.
Além da comissão julgadora, o público poderá votar. O anúncio dos vencedores será no dia 15 de outubro, durante cerimônia no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Os projetos premiados farão parte de uma publicação e tema de seminários.
ENTIDADE
O Instituto Cidade em Movimento (Institut pour la Ville en Mouvement, IVM, do original em francês) é uma organização não governamental que foi fundada na França em 2000, com apoio da Peugeot, para estudar maneiras de melhorar a mobilidade nas cidades. Conta com escritórios em Paris, Buenos Aires, Xangai e São Paulo, onde está desde o segundo semestre de 2013. O instituto promove projetos de pesquisa para melhorar a mobilidade e iniciativas como o Guia para Deficientes Visuais em Paris e o sistema de informação "Cidade Legível", para o metrô e os ônibus de Buenos Aires.
Fonte: Folha de S. Paulo, 11 de setembro de 2014

Categoria: Cidade

É estacionamento ou calçada? (09/09/2013)

A busca por lugar para parar o carro na região central de São Bernardo é disputada como em áreas movimentadas de qualquer cidade, mas ainda assim reserva uma cena curiosa, que se repete diariamente. U (...)