Outras grandes cidades, como Nova York, também restringiram a circulação de caminhões como forma de melhorar o trânsito. Na cidade mais populosa dos Estados Unidos, ficar parado no trânsito custa caro. Os congestionamentos dão um prejuízo de US$ 13 bilhões por ano. É perda de tempo para quem vai para o trabalho, custo extra para o comerciante que precisa receber mercadoria, mais gasto de combustível. Na região metropolitana de Nova York, a demora no trânsito nos horários de pico ainda deve aumentar 53% nos próximos 20 anos, ressalta reportagem do Jornal da Globo.
Para diminuir o tráfego e ainda melhorar a qualidade do ar, a cidade implantou restrições de circulação para caminhões nas principais avenidas expressas. Em vários pontos a entrada deles é proibida. A circulação também é restrita em pontes importantes, como a do Brooklyn, e em túneis como o Lincoln e o Holland, que ligam a ilha de Manhattan a New Jersey.
O trânsito sempre esteve entre as prioridades de Nova York. Entre 2009 e 2010 foi testado um plano piloto com caminhões de entrega. Trinta e três empresas participaram voluntariamente e aceitaram restringir o trabalho entre as 19h e 6h.
Os resultados foram impressionantes: cada caminhão conseguiu fazer uma média de cinco entregas em uma hora. Antes eles demoravam cinco horas. O tempo médio estacionado diminuiu: de 100 minutos para 30 minutos. Também houve redução no pagamento de tickets de estacionamento e na quantidade de multas, já que as regras durante a noite são mais flexíveis.
Foi apenas um teste. Por enquanto o plano não virou lei, mas é um exemplo do que pode ser feito para descomplicar o trânsito numa das metrópoles mais agitadas do mundo.
Fonte: Jornal da Globo (Rede Globo), 8 de março de 2012

SP terá bicicletas para alugar (11/03/2012)

Em um mês já será possível sair pedalando uma das 3,3 mil bicicletas que serão distribuídas por 400 estações de empréstimo espalhadas por São Paulo. A primeira hora de uso das bikes será gratuita e de (...)