Parking News

O morador de São Paulo reprova a condição do trânsito da Capital, aceita a ampliação do rodízio de veículos para dois dias por semana, mas é contra a cobrança de pedágio urbano como medida para a redução dos congestionamentos. Entretanto, os usuários de carro não apóiam essa ampliação: segundo pesquisa do Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, 54% dos paulistanos que usam carro mais do que outros meios de transporte são contra a medida - e 44% são favoráveis.
Outra constatação desse levantamento realizado nos dias 25 e 26 de março, com 1.089 pessoas maiores de 16 anos, é de que o trânsito é considerado ruim ou péssimo por 87% dos paulistanos. Entre os serviços sob a responsabilidade da Prefeitura este é, de longe, aquele com a pior avaliação - em segundo lugar vem a saúde, com 55%.
Entre as medidas de combate ao problema, 56% se dizem a favor de ampliar de um para dois os dias de rodízio por semana, mas significativos 39% são contra a idéia - 2% não sabem e 3% são indiferentes. Já a proposta de pedágio urbano tem forte rejeição. É reprovada por 74% - 24% aprovam, 1% é indiferente e 2% não sabem. A implantação do pedágio nas principais vias, como as marginais, tem reprovação de 70% - 27% são a favor, 1% é indiferente e 2% não sabem.
O índice de rejeição ao pedágio urbano para acesso ao centro é maior entre os que andam mais a pé: 80% contra e 17% a favor. Entre usuários de carro, 78% são contra. Quanto à implantação de pedágio nas principais vias, os motoristas voltam a liderar o ranking da rejeição: 79%. Esse índice é de 70% entre usuários de metrô ou de ônibus. O paulistano perde, em média, 109 minutos por dia no trânsito. Usuários de carros perdem 115 minutos; de ônibus, 113 minutos; de metrô, 109 minutos. Ao todo, 23% dos paulistanos perdem mais de duas horas por dia no trânsito.
Fonte: Folha de S. Paulo (SP), 7 de abril de 2008

Categoria: Fique por Dentro


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