O resultado de uma pesquisa de satisfação com os usuários levou a uma multa de R$ 500 mil ao metrô do Rio. A pesquisa de opinião é exigência da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias (Agetransp) e foi realizada pelo Ibope, em setembro do ano passado. Dia 5, a Agetransp anunciou a multa e o resultado. O Metrô Rio obteve pontuação de 7,8 no Índice de Qualidade dos Serviços (IQS), que mede, em escala de 0a 10, a opinião dos passageiros sobre conforto, limpeza, pontualidade, sinalização e atendimento ao usuário do serviço. A nota mínima exigida pela Agetransp é 8,2. Procurada, a concessionária MetrôRio informou, em nota, que vai recorrer da decisão da agência e que outra pesquisa, também realizada pelo Ibope, apontou que 91% dos entrevistados recomendariam o serviço a amigos e conhecidos como o melhor meio de transporte da cidade.
A Agetransp também anunciou multas para a SuperVia, concessionária dos trens, por causa de dois incidentes, ocorridos em 2009 e 2011. Nos dois casos, problemas mecânicos causaram atrasos em diversos trens. Os valores das multas foram de R$ 24 mil e R$ 61 mil. A agência negou ainda recurso e manteve a multa de R$ 30 mil, aplicada à SuperVia em março deste ano, pelo descarrilamento de um trem nas proximidades da estação Mercadão de Madureira, em 29 de junho de 2011, causando cancelamento de uma viagem e atraso em outras nove. Em nota, a SuperVia disse que aguarda a publicação oficial das decisões e analisará possíveis recursos.
Fonte: O Dia (RJ), 6 de agosto de 2014

Caminhões sem controle (06/08/2014

Seis anos se passaram desde que a prefeitura restringiu a circulação de caminhões de manhã e de tarde em diversas regiões da cidade. A regra, no entanto, parece ser mais uma daquelas que não pegaram. (...)

CET aceita rever ciclovia na zona sul (16/08/2014)