Proprietários de estabelecimentos comerciais localizados na região central de Santa Bárbara (SP) pedem alterações na lei que regulamenta o estacionamento rotativo no Centro do município, a chamada Zona Azul. Atualmente, o usuário tem um prazo de 15 minutos, após estacionar o veículo, para adquirir o ticket. A proposta dos comerciantes, que apelaram à Câmara de Vereadores, é que essa tolerância se transforme em gratuidade. Eles dizem que o atual modelo de cobrança inibe o consumidor e prejudica as vendas.
A licitação que concedeu o serviço não prevê gratuidade em SB.
"Somos favoráveis ao sistema de Zona Azul, destacando que se trata de um sistema dos mais modernos já implantados no País. Mas ele não está adequado à realidade da cidade, sendo necessários alguns ajustes", disse o comerciante Carlos Bueno de Camargo Júnior. O também comerciante André Bignotto reforça que, com a atual regulamentação, muitos clientes deixam de frequentar o centro da cidade, pois, na maioria dos casos, o tempo que eles dispõem para realizar alguma compra ou tarefa nos comércios que estão dentro do quadrilátero da Zona Azul, não ultrapassa 15 minutos. "O cliente fica aflito dentro do comércio, preocupado se vai haver algum tipo de autuação, não permitindo que o comerciante faça uma venda agregada a ele", ressaltou.
A licitação que concedeu o serviço não prevê gratuidade no estacionamento e, sim, um tempo de 15 minutos de tolerância para adquirir o ticket, cujo valor mínimo é de R$ 1 para meia hora. Se o cliente não o fizer, é colocada uma notificação obrigando-o a pagar uma taxa de R$ 5 até duas horas do horário da notificação no parquímetro (somente em moedas), ou R$ 10 até às 18h do dia seguinte na sede da empresa. Não recolhendo essa taxa, poderá acarretar multa e perda de três pontos na carteira de motorista.
O Liberal entrou em contato com a empresa que obteve a concessão do serviço e que, em nota, informou que segue todas as normas estabelecidas pelo poder público e pela legislação local e que todas as regras foram determinadas na licitação. Sobre as eventuais alterações que poderão ocorrer, a empresa "avaliará as possíveis mudanças em conjunto com a Prefeitura de Santa Bárbara".
Fonte: O Liberal (Americana/SP), 12 de agosto de 2014

Categoria: Mercado

Caminhões sem controle (06/08/2014

Seis anos se passaram desde que a prefeitura restringiu a circulação de caminhões de manhã e de tarde em diversas regiões da cidade. A regra, no entanto, parece ser mais uma daquelas que não pegaram. (...)