Sexta-feira, dia da cerimônia de abertura dos Jogos PanAmericanos, não será possível estacionar nas vagas do Rio Rotativo em torno do Maracanã, que ficarão reservadas para ônibus de delegações.

A portaria da Secretaria municipal de Transportes que implanta o esquema de trânsito para a cerimônia proíbe o estacionamento em 12 ruas, a partir do primeiro minuto de sexta-feira. A proibição se estenderá até 1h da madrugada de sábado.

Parte das mudanças no trânsito já estão sendo informadas por painéis móveis que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CETRio) instalou nas Avenidas Maracanã e Radial Oeste. O mesmo esquema será repetido no próximo dia 29, para a realização da cerimônia de encerramento.

As interdições de sete trechos de ruas nas proximidades do estádio acontecerão a partir do meio-dia e valerão até a meia-noite de sexta. Entre eles, o trecho da Rua Professor Eurico Rabelo entre a Rua Paula Souza e a Avenida Maracanã.

Também serão bloqueadas as três faixas do lado direito da Eurico Rabelo entre a Avenida Maracanã e a Rua Professor Manoel de Abreu.

Moradores terão passe livre

De acordo com a portaria da Secretaria de Transportes, o estacionamento de automóveis de passeio estará proibido na Avenida Professor Manoel de Abreu, entre as ruas Felipe Camarão e Professor Eurico Rabelo.

Também não será possível parar em toda a extensão das ruas Radialista Valdir Amaral, Conselheiro Olegário (lado direito), Artur Menezes (lado esquerdo) e Isidro de Figueiredo (lado direito). A proibição inclui ainda toda a Avenida Paula de Souza e trechos da Avenida Presidente Castelo Branco (Radial Oeste).

"Volto a pedir que as pessoas usem metrô, trem e ônibus para chegar ao Maracanã. Dêem preferência ao transporte coletivo", afirma Dalny Sucasas, subsecretário municipal de Transportes.

Outra recomendação ao público é que saia de casa com antecedência. Além do trânsito confuso, será difícil conseguir uma vaga para estacionar nas proximidades do Maracanã. Para aqueles que insistirem em ir de carro, a alternativa será parar em shoppings da região.

O vice-presidente da CETRio, Marcos Couto, no entanto, garante que os moradores das ruas com bloqueios terão acesso às suas garagens. Mas quem deixar o carro na rua terá o veículo rebocado para um depósito.

O trânsito também está liberado para carros de serviço, como da polícia e do Corpo de Bombeiros. "Não haverá restrições a moradores, que deverão apresentar uma comprovação de residência (uma conta de luz, gás ou telefone, por exemplo)", afirma Marcos Couto.

O esquema rígido de trânsito, implantado por razões de segurança devido à presença no estádio de autoridades e milhares de atletas, não será repetido entre os dias 14 e 28.

A prefeitura vai liberar o estacionamento no sistema Rio-Rotativo nas imediações do complexo esportivo para o público que for assistir às partidas de futebol, vôlei (Maracanãzinho) e do pólo aquático masculino e feminino (Parque Aquático Júlio Delamare.

Como acontece normalmente em partidas de futebol no estádio, apenas em alguns trechos da Avenida Maracanã nas imediações da Estátua do Bellini não será permitido o tráfego de veículos.

Fonte: O Globo (Rio de Janeiro),11 de julho de 2007

Cidade Limpa já arrecadou R$ 26 milhões

A Prefeitura da Capital aplicou 833 multas por desrespeito à Lei Cidade Limpa, em vigor desde janeiro para combater poluição visual na cidade

Current (...)