Aliando-se à tecnologia, a prefeitura de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, conseguiu colocar em operação nas ruas um sistema de estacionamento rotativo que vem facilitando a vida de motoristas. Os usuários podem acionar as vagas disponíveis na área central por meio do próprio celular, sem depender de cartões ou talões vendidos por monitores de trânsito. Isso acontece graças a um aplicativo desenvolvido para smartphones, disponível para os sistemas Android e iOS, explica a Gazeta do Povo.
O engenheiro de trânsito da prefeitura Luiz Antônio Gouveia explica que o modelo foi bastante pesquisado antes de ser escolhido pelo município, há quase dois anos. A intenção, recorda ele, era encontrar um sistema mais cômodo e acessível para a população. ?Pela questão estratégica, foi a melhor opção que encontramos em comparação aos outros modelos. No caso do parquímetro, poderia haver vandalismo. O alto valor das máquinas também poderia pesar depois na tarifa?, relata.
Funcionamento
É possível ativar as vagas do Estacionamento Rotativo de Araucária pelo sistema eletrônico após um cadastro da placa do veículo na página do aplicativo e o pagamento prévio pelo cartão de crédito. O usuário vai ativar o ?ticket eletrônico? e escolher o tempo de estacionamento permitido ? de 20 a 120 minutos.
Quem não tem celular com acesso à internet, por sua vez, pode pagar o tempo que utilizará de estacionamento diretamente a um monitor de trânsito. Eles atuam munidos com computadores de bolso, o que viabiliza a gestão do sistema em tempo real.
Sistemas - Para a Abrapark, aplicativo não deve ser única opção
Diretor da seção de Estacionamento em Vias Públicas da Associação Brasileira de Estacionamentos (Abrapark), Adélcio Antonini afirma que a adoção de aplicativos para celular vem se tornando uma tendência nas cidades que dispõem de estacionamento regulamentado. Ele recomenda, no entanto, que o aplicativo não seja a única maneira de adquirir os créditos para utilizar as vagas. ?Isso deve estar integrado a outro sistema, sendo apenas uma opção a mais no processo?, diz.
Fonte: Gazeta do Povo (Curitiba), 2 de setembro de 2013

Economize 40% com estacionamento (22/08/2013)

Desembolsar algum dinheiro com estacionamento muitas vezes é a única saída para quem vai de carro para o Centro da cidade. Com poucas vagas disponíveis nas ruas para o grande fluxo de veículos, a alte (...)

Etal deve sair em setembro (20/08/2013)