Parking News

Há um mês, os motoristas que dirigem pelas ruas e avenidas centrais de São José dos Campos passaram a conviver com novas faixas exclusivas de ônibus, criadas pela Secretaria de Transportes para dar mais agilidade ao transporte coletivo. A mudança gerou críticas dos motoristas e elogios dos usuários de ônibus.
Quem anda de carro reclama do privilégio dado aos ônibus e do pouco espaço que passaram a ter para circular nas vias.
Para quem anda de ônibus, a mudança foi boa porque já começaram a chegar um pouco mais cedo em casa. Esse segundo grupo, no entanto, reconhece que o sistema precisa de melhorias.
?O ônibus está andando mais rápido, mas continua superlotado nos horários de pico?, disse a promotora de vendas Salete Bérgamo.
A prefeitura faz um balanço positivo da implantação do sistema e diz que serão feitos os ajustes necessários para aperfeiçoar o projeto.
Erros
A reportagem de O Vale ouviu usuários, motoristas e especialistas que apontaram o que eles ainda consideram ?os sete erros dos novos corredores?.
Na rua Paraibuna e na avenida Adhemar de Barros, os comerciantes reclamam da perda de vagas de estacionamento que antes eram usadas pelos seus clientes. Com os corredores, essas vias acabaram perderam 86 vagas.
Na Adhemar de Barros, considerado o mais confuso dos corredores, os motoristas apontam que a sinalização vertical induz ao erro. Sobre a faixa 4 (para carros), a sinalização vertical indica que ali seria a faixa 3, exclusiva para os ônibus.
Na João Guilhermino, o corredor de ônibus tem provocado grandes congestionamentos no ponto de ônibus da Praça Melvin Jones, no horário de pico. Na avenida São José/Madre Tereza, os motoristas reclamam das ilhas instaladas para separar os corredores, que diminuíram o espaço para os carros.
A implantação das faixas exclusivas aumentou em até 73% a velocidade média dos ônibus na região central da cidade, segundo a Prefeitura de São José dos Campos. Agora, o desafio é melhorar o desempenho dos ônibus nas outras regiões da cidade.
Estações
Na última fase da implantação dos corredores de ônibus, a Secretaria de Transportes vai criar Pontos de Estação, que seriam pontos de ônibus com mais infraestrutura e com sistema pré-pago.
Segundo a prefeitura, o passageiro paga a passagem antes de embarcar no ônibus e sobe pelas portas traseiras. A expectativa é diminuir o tempo de parada dos ônibus no ponto e agilizar o embarque.
Fiscalização
A prefeitura vai começar a multar, a partir do dia 16 de setembro, os condutores de carros e motos que forem flagrados andando nas faixas exclusivas de ônibus.
A multa é de R$ 85,13 e o motorista perde 4 pontos na carteira. A fiscalização vai começar com os agentes de trânsito e, ainda desse semestre, passará a ser fiscalizada por radares eletrônicos.
Fonte: O Vale (S. José dos Campos ? SP), 1º de setembro de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Economize 40% com estacionamento (22/08/2013)

Desembolsar algum dinheiro com estacionamento muitas vezes é a única saída para quem vai de carro para o Centro da cidade. Com poucas vagas disponíveis nas ruas para o grande fluxo de veículos, a alte (...)

Etal deve sair em setembro (20/08/2013)

Após a primeira tentativa de licitar a concessão à iniciativa privada para a construção, implantação, gestão, manutenção e operação de nove estacionamentos subterrâneos em Belo Horizonte, no segundo s (...)

Novos ônibus, velhos problemas (29/08/2013)

A nova frota de coletivos do Distrito Federal entregue em oito regiões - Ceilândia, Itapoã, Paranoá, Recanto das Emas, Riacho Fundo 2, Taguatinga, Vicente Pires e São Sebastião - soma 226 veículos no (...)

Domingos Martins vai ter rotativo (24/08/2013)

Após a aprovação do Plano Diretor Municipal (PDM) em Domingos Martins, que reduziu de sete para quatro o limite de andares para novas obras na cidade e aumentou a exigência de vagas de garagens para a (...)

Estacionamento vira loteria (29/08/2013)

Encontrar uma vaga para estacionar nas áreas centrais de Manaus se tornou uma verdadeira loteria. Condutores que precisam ir a lojas, hospitais, entre outros locais, precisam contar com a sorte e às v (...)

Preços mantidos nos hospitais (27/08/2013)

O juiz da 21ª Vara Cível da Capital, Paulo Torres, negou o pedido de tutela antecipada solicitada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que entrou com uma ação civil pública contra a cobrança (...)

Mais tecnologia, menos dependência (02/09/2013)

Aliando-se à tecnologia, a prefeitura de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, conseguiu colocar em operação nas ruas um sistema de estacionamento rotativo que vem facilitando a vida de moto (...)


Seja um associado Sindepark