O secretário de Transportes da Prefeitura de São Paulo, Jilmar Tatto, afirmou que a meta da prefeitura é a de que o passageiro aguarde apenas dois minutos o ônibus no trajeto do corredor de ônibus, com linhas troncalizadas, que liga um terminal ao outro, e também nas faixas exclusivas. A reportagem é do UOL.
"Quando aumenta a velocidade, não precisa de excesso de linhas nem excesso de ônibus que o ônibus vai passar a cada dois minutos e passa", disse.
Neste ano, a prefeitura instalou 146,4 km de faixas exclusivas - o objetivo é chegar a 220 km. Até o final da gestão, em 2016, a prefeitura pretende implantar 150 km de corredores de ônibus - neles a faixa para o embarque fica à esquerda.
"Não estamos inventando a roda. Difícil é difícil, como a vida é difícil. Precisa ter computador de bordo, uma central que avisa o motorista que ele precisa acelerar ou diminuir um pouco mais, se ele estiver adiantado."
Tatto ainda afirma que dependendo do corredor a espera pode variar entre dois e cinco minutos. "Você precisa tirar o que está atrapalhando o ônibus, às vezes um sinal mal programado. A vantagem do ônibus em relação ao metrô é que consegue um espaçamento entre um ônibus e outro menor do que o metrô", diz o secretário.
Para o consultor em Engenharia de Transporte e palestrante em Segurança de Trânsito Horácio Augusto Figueira, é viável o passageiro aguardar apenas dois minutos o ônibus no ponto se a prefeitura dá fluidez ao ônibus. "É possível, não é ficção. O caminho é esse. Aumentar velocidade, a frota e, depois, troncalizar as linhas", diz Figueira.
O consultor defendeu nesta segunda-feira (2) durante reunião do conselho da prefeitura que tem que dar prioridade total para o transporte coletivo.
Fonte: UOL, 3 de setembro de 2013

Economize 40% com estacionamento (22/08/2013)

Desembolsar algum dinheiro com estacionamento muitas vezes é a única saída para quem vai de carro para o Centro da cidade. Com poucas vagas disponíveis nas ruas para o grande fluxo de veículos, a alte (...)

Etal deve sair em setembro (20/08/2013)