Lei do Estacionamento Fracionado é derrubada pelo TJ-AM, em Manaus

A Lei do Estacionamento Fracionado foi derrubada dia 30 pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). Durante reunião, o pleno julgou pela procedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), a qual foi solicitada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Conforme a Abrasce, não compete ao Município legislar sobre questões que tratam do Direito do Consumidor, uma vez que esta seria função da União.

Segundo o Tribunal, 11 desembargadores votaram pela procedência da Adin e 8 pela improcedência. A relatora do processo e presidente do TJ-AM, desembargadora Socorro Guedes, votou pela improcedência da ação. A divergência teve início com o voto do desembargador Paulo Cesar Caminha e Lima, que votou pela procedência.

De acordo com o Tribunal de Justiça, o julgamento havia sido adiado após pedido de vista do desembargador Ari Moutinho, durante sessão realizada no dia 15 deste mês. Ele também votou pela procedência.

Por meio de nota, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e autor da lei, vereador Wilker Barreto, informou que respeita a decisão dos magistrados e que "aguardará a notificação da sentença para que a Procuradoria da Câmara possa analisar o teor e estudar os instrumentos jurídicos cabíveis para o recurso".

Lei

A Lei Municipal nº 1.752, de 31 de julho de 2013 (conhecida como Lei do Fracionamento), foi instaurada em setembro do ano passado. Segundo ela, o cliente continuaria sem pagar pelos primeiros 30 minutos e a cobrança seria feita a cada 15 minutos. No sistema antigo, os clientes começavam a pagar, em média, R$ 5 após 30 minutos dentro do estabelecimento e R$2 acada hora adicional.

Em dezembro de2013, alei foi suspensa em três shoppings da capital amazonense. Na ocasião, a decisão afirmava que tanto a lei quanto o decreto que a regulamenta conflitavam com a Constituição Federal. A Justiça alegava que a lei municipal fere a competência privativa da União.

A empresa que administra os estacionamentos, segundo o processo, argumenta que, ao instituir a lei que disciplina a cobrança de estacionamento, o Município de Manaus promoveu também a "intervenção no domínio econômico, sem observar a atribuição de cada ente federado quanto as suas competências". Após analisar o pedido apresentado em 1º Grau, Paulo Feitoza acatou o argumento.

Fonte: G1/AM, 30 de junho de 2015

'Uber' de estacionamentos é bom para quem?

Por Jorge Hori* A Câmara de Vereadores de São Paulo decidiu, em primeira votação, proibir o uso na cidade do Uber, um aplicativo que permite ao usuário chamar um motorista particular cadastrado. Não (...)

O aplicativo Uber e os táxis

A aprovação pela Câmara Municipal, em primeira votação, por larga maioria 48 a 1 de projeto de lei do vereador Adilson Amadeu que proíbe o uso do polêmico aplicativo Uber, concorrente do serviço de tá (...)

Reservar vaga é prática ilegal (Santos)