Parking News

Flanelinhas cobram até 10 vezes o valor do estacionamento no Rio

flanelinhas-755

Não é fácil achar uma vaga para estacionar em uma grande cidade brasileira. E quando o motorista encontra, ainda surge outra dificuldade: os flanelinhas. No Rio, eles dominam as ruas. Rio, Centro da Cidade. Achar uma vaga na região, só com muita sorte. Ou com muito dinheiro.

“Vou te cobrar 15 ‘mil réis", diz um flanelinha.

“Paga por medo de alguma represália em relação ao seu automóvel”, afirma um motorista.

Um deles usa o colete de guardador cadastrado. Deveria cobrar R$ 2 por duas horas. “Vinte ‘mil réis’ pra ‘tu’", diz ele

Em frente ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral, um homem negocia as vagas exclusivas do TRE e cobra R$ 15 por quatro horas.

Jornal Nacional: Aqui está a placa do TRE. Não tem problema não?

Flanelinha: Não, pode deixar aqui. Tranquilo.

Os flanelinhas dão a entender que pagam propina para não serem incomodados.

No bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, região turística vizinha ao Maracanã, fica a Quinta da Boa Vista, bem perto de uma delegacia de polícia e de um batalhão da Polícia Militar. Lá o motorista é escoltado de bicicleta até um estacionamento irregular. “Aqui era área militar, aqui não tem erro nenhum não, cara”, afirma um flanelinha.

O preço é salgado, e o flanelinha explica por quê: “Aqui é Fifa, cara. Aqui não tem erro não”.

O estacionamento fica em frente ao Maracanã e perto do Morro da Mangueira. O espaço foi cedido para a Fifa durante a Copa do Mundo. Agora está abandonado e virou uma mina de ouro para os flanelinhas, que garantem que, lá dentro, a segurança é total.

A prefeitura do Rio disse que a implantação de parquímetros nas vagas de rua está em processo de licitação e que a Corregedoria da Guarda Municipal apura todas as denúncias envolvendo os agentes. Sobre o terreno usado pela Fifa, a prefeitura afirmou que a área está sendo cedida pela União à cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Jornal Nacional (TV Globo), 5 de julho de 2015

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

'Uber' de estacionamentos é bom para quem?

Por Jorge Hori* A Câmara de Vereadores de São Paulo decidiu, em primeira votação, proibir o uso na cidade do Uber, um aplicativo que permite ao usuário chamar um motorista particular cadastrado. Não (...)

O aplicativo Uber e os táxis

A aprovação pela Câmara Municipal, em primeira votação, por larga maioria 48 a 1 de projeto de lei do vereador Adilson Amadeu que proíbe o uso do polêmico aplicativo Uber, concorrente do serviço de tá (...)

Reservar vaga é prática ilegal (Santos)

A falta de lugar para estacionar veículos em ruas de Santos tem feito com que funcionários de condomínios, empreendimentos em construção e comércios posicionem cones e cavaletes para reservar vagas ao (...)

Uso de papéis da Zona Azul chega ao fim (CE)

Os motoristas que desejam parar na Avenida Beira-Mar devem ficar atentos às mudanças nas vagas. Desde dia 1º, o gerenciamento de estacionamento rotativo na área é realizado apenas por meio do aplicati (...)

Minha vaga, minha vida

Problemas envolvendo o uso da garagem são mais corriqueiros do que se imagina, tanto que estão entre as dúvidas mais recorrentes enviadas para a seção Cartas do Morar Bem. Selecionamos algumas delas e (...)


Seja um associado Sindepark