Corria o ano de 1986 quando o estudante da faculdade de arquitetura, Frederico Gait, procurava por uma atividade comercial para dedicar seu tempo livre e para obter sua independência financeira.

Aconselhado por seu avô, o empresário Elias Gait, Ico, como era carinhosamente chamado, chegou à conclusão de que a atividade de estacionamentos e seu imenso potencial de crescimento poderia lhe render os frutos esperados, considerando o aumento da frota de veículos paulistana e brasileira.

Naquele mesmo ano, o jovem Frederico decidiu investir na atividade e abriu as portas de seu primeiro estacionamento na Rua Afonso de Freitas, altura do número 40, região do Paraíso. Para batizar o negócio, emprestou da infância e juventude seu apelido. Nascia, então, a rede Ico Estacionamentos.

Cinco meses depois da abertura, a Ico já dava os primeiros sinais de prosperidade e Frederico convidou seus irmãos, os também estudantes Marcelo e Leonardo Gait, para ajudá-lo.

Os jovens passaram a se desdobrar entre as atividades acadêmicas e a administração e operação do estacionamento. "Nós manobrávamos os veículos, atendíamos os clientes e também cuidávamos do escritório. Além disso, carregamos muitos metros de pedra para cobrir os terrenos que íamos abrindo, só com a ajuda dos poucos funcionários que tínhamos", relembra Marcelo Gait, diretor da empresa.

O esforço e aprendizado adquirido com a primeira experiência valeram a pena. Aos poucos os jovens rapazes foram ganhando espaço no mercado e aumentando o número de unidades, "incomodando a concorrência", como brinca Marcelo Gait. Sempre no controle dos negócios, os irmãos dividem a liderança da empresa, com Leonardo na diretoria de Operação, Frederico na diretoria Administrativa e Financeira e Marcelo na diretoria Institucional e Comercial.

Vinte anos depois de sua fundação, a Ico Estacionamentos está entre as maiores e mais lembradas empresas do setor de gestão de estacionamentos. Hoje seu foco principal está na administração de edifícios "triple A", como Faria Lima Financial Center, E-Tower, Robocop, Villa Lobos, JK Financial Center, dentre outros. A rede é formada por 50 estacionamentos, num total de 20 mil vagas. Contando com profissionais especializados e experientes, a Ico também atua em outros estados, prestando consultoria e fornecendo tecnologia.

Ainda segundo Marcelo, o sucesso está na união dos irmãos Gait, que fizeram questão de incorporar à administração da empresa valores como ética e responsabilidade social. Essa preocupação rendeu à Ico o título de "Melhor do Ano" na categoria Serviços da premiação anual promovida pela ABRAFAC (Associação Brasileira de Facilities). O prêmio foi resultado de um amplo programa de investimentos em treinamento de funcionários e de ações de incentivo, certificação da unidades com o Selo de Qualidade Sindepark, além da participação da empresa em diversos projetos sociais.

O futuro da Ico Estacionamentos Marcelo Gait credita aos oito herdeiros da empresa. "Temos oito novos manobristas (nossos filhos) à espera de trabalho. Os próximos 20 anos já estão garantidos por eles", brinca Marcelo.

Antes de falecer no ano passado, aos 102 anos de idade, o Sr. Elias Gait foi ver de perto o sucesso profissional dos netos. A convite dos irmãos Gait, visitou o atual escritório da Ico, localizado em uma nobre área comercial da cidade de São Paulo, a Vila Olímpia. "Ele ficou muito orgulhoso, abençoou o local e o nosso trabalho", conta Marcelo Gait. Sem dúvida, melhor presente de 20º aniversário que este a Ico não poderia ter recebido.

Categoria: Fique por Dentro

Estacionamentos

Consumidor reclama de aumentos na tarifa de estacionamentos de shoppings centers

Current banking behaviors are < (...)