Parking News

Garagem subterrânea em Charitas será entregue em dezembro (RJ)

 garagemrequiao-original

Depois de três paralisações por ordem judicial, as obras da garagem subterrânea de Charitas chegaram a mil metros cúbicos de escavação. De acordo com a Niterói Rotativo, concessionária responsável pela construção, das 600 estacas, 442 foram cravadas até dia 13.

O projeto, com investimentos de R$ 16 milhões, passou por uma reengenharia nos últimos 30 dias, a pedido da Prefeitura de Niterói, com o objetivo de otimizar os trabalhos e cumprir o prazo determinado para a entrega da obra: dezembro deste ano, mesmo período da inauguração do Túnel Charitas-Cafubá.

Atualmente a obra segue em fase de escavações no terreno e cravação das estacas de sustentação, com média de 40 implantadas diariamente. De acordo com a concessionária, o tradicional bate-estacas utilizado para a cravação das mesmas não está sendo utilizado. Agora, o método adotado é a cravação por vibração, que, segundo a Niterói Rotativo, minimiza os transtornos à população. Segundo a Prefeitura de Niterói, a obra segue a todo vapor, já que, com o término do processo judicial, não há nenhum impedimento legal para o avanço das obras.

Ainda segundo a administração municipal, no âmbito da Justiça Federal, os autores da ação que solicitava o embargo da obra pediram desistência. Já na Justiça comum, há uma liminar suspensa pelo presidente do Tribunal de Justiça.

A ação popular foi movida por uma moradora do Fonseca, que apresentou um agravo de instrumento pedindo a suspensão das obras em razão da ausência de autorização da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), já que, supostamente, se tratava de uma área da Marinha do Brasil. Por conta disso, as obras da garagem subterrânea foram paralisadas por três vezes, desde julho de 2015, passando por decisões de diversos juízes e uma série de suspensões e autorizações.

A última liminar, que determinava a paralisação das obras do estacionamento, concedida pela 4ª Vara Federal de Niterói e proferida no dia 22 de fevereiro, foi suspensa em março, pelo desembargador Sérgio Shwaitzer, relator do processo.

Projeto – O estacionamento, que será construído entre as ruas Eurico Manoel do Carmo e Dr. Armando Lopes, na Avenida Prefeito Silvio Picanço, terá 200 vagas distribuídas em cinco mil metros quadrados.

A construção da garagem faz parte de um Termo de Ajustamento e Conduta (TAC) assinado em outubro de 2012, entre prefeitura e a concessionária Niterói Rotativo. De acordo com a prefeitura, todo o processo de construção e os custos das intervenções estão sob responsabilidade da Niterói Rotativo.

Fonte: O Fluminense - Niterói - 15/06/2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Treinamentos foram um sucesso

Um total de 144 colaboradores que atuam em estacionamentos participaram dos treinamentos organizados pelo Sindepark, em junho. Foram formadas oito turmas e tanto os cursos destinados (...)

Estacionamentos e tecnologias emergentes

Por Jorge Hori* A atividade de estacionamento pago deve acompanhar ou até se antecipar à evolução tecnológica. Dois novos importantes elementos estão emergindo, podendo envolver os (...)

Novo Decreto Amplia Vagas para Jovens Aprendizes

O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) publicou no Diário Oficial da União de 5 de junho uma nova regra para contratação de jovens aprendizes que vai ampliar a oferta de vagas para juven (...)

Bairro terá mais vagas de rotativo (MG)

Desde o dia 16, a BHTrans aumentou a oferta de vagas de estacionamento rotativo no bairro Belvedere. Foram implantadas novas vagas de 2h e 5h de permanência máxima. Segundo a BHTrans (...)

Estacionamento com tempo contado em Queimados (RJ)

Para viabilizar o estacionamento de forma rápida, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Semustran), implantou vagas de curta duração para carr (...)


Seja um associado Sindepark