Parking News

Estacionamentos e tecnologias emergentes

 carroeletricofranca-606

Por Jorge Hori*

A atividade de estacionamento pago deve acompanhar ou até se antecipar à evolução tecnológica. Dois novos importantes elementos estão emergindo, podendo envolver os estacionamentos: o carro elétrico e o carro compartilhado.

O carro elétrico é anunciado como a grande solução para os impactos ambientais. Seria a forma de as montadoras continuarem produzindo e vendendo os seus carros, apesar da oposição dos ambientalistas pelos impactos que os automóveis causam, e dos impedimentos para o seu uso mais amplo: o alto custo do veículo e a parca rede de reabastecimento.

Tanto uma quanto a outra decorrem da baixa escala. A produção é ainda mundialmente pequena e para ressarcir os altos custos de desenvolvimento da tecnologia precisam vender a preços mais elevados. A produção de autopeças específicas também sofre o efeito da pequena escala. Se o mercado se desenvolver, se os consumidores comprarem mais, a produção pode aumentar, os custos podem ficar menores e incentivar os consumidores a adquirirem mais.

Mas os consumidores, além do alto preço do veículo, enfrentam outra restrição. A dificuldade de reabastecimento. São poucos os postos de reabastecimento, o que limita o seu uso. 

Por sua vez os postos são limitados porque a frota de veículos ainda é pequena e não seria economicamente compensador o estabelecimento de uma rede comercial.

Uma alternativa é o uso dos estacionamentos como postos de reabastecimento.

Seria um serviço adicional a ser oferecido aos proprietários dos veículos elétricos.

O problema, de momento, é o da precificação dos serviços e das tarifas a serem pagas aos distribuidores de energia elétrica.  

Um avanço nesse sentido seria associar os serviços com os carros compartilhados.

Como colocamos no artigo anterior, o carro compartilhado precisa de locais de estacionamento e seria uma alternativa para o carro elétrico. O usuário interessado não precisará comprar um carro elétrico, mas utilizá-lo de forma compartilhada, sem ter que se preocupar com o reabastecimento. E o custo desse reabastecimento será incluído na tarifa. Assim como o custo do estacionamento.

 * Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.


Outras matérias da edição

Treinamentos foram um sucesso

Um total de 144 colaboradores que atuam em estacionamentos participaram dos treinamentos organizados pelo Sindepark, em junho. Foram formadas oito turmas e tanto os cursos destinados (...)

Novo Decreto Amplia Vagas para Jovens Aprendizes

O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) publicou no Diário Oficial da União de 5 de junho uma nova regra para contratação de jovens aprendizes que vai ampliar a oferta de vagas para juven (...)

Bairro terá mais vagas de rotativo (MG)

Desde o dia 16, a BHTrans aumentou a oferta de vagas de estacionamento rotativo no bairro Belvedere. Foram implantadas novas vagas de 2h e 5h de permanência máxima. Segundo a BHTrans (...)

Estacionamento com tempo contado em Queimados (RJ)

Para viabilizar o estacionamento de forma rápida, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Semustran), implantou vagas de curta duração para carr (...)


Seja um associado Sindepark