Faltam vagas para veículos em vias da Cidade Velha (PA)

estacionamentouberlandia-838

Conseguir uma vaga para estacionar nas imediações dos prédios do Fórum Cível, do Ministério Público do Estado, da Prefeitura de Belém e da Assembleia Legislativa, no bairro da Cidade Velha, requer muita paciência. As pessoas que trabalham nesses locais, e chegam cedo, conseguem garantir seu espaço. Mas, depois de certo horário, os motoristas precisam rodar muito para encontrar um ponto de parada. “Até 8 horas tem vagas. Mas quando dá 8h30, já acabou”, disse ontem pela manhã o flanelinha Jorge Nobre de Souza, de 55 anos, que há 35 trabalha naquela área do centro comercial. Jorge disse que os motoristas que já o conhecem deixam a chave com ele.

“A gente ‘esconde’ o carro até conseguir um lugar”, afirmou. Esconder, explicou ele, é colocar o carro em uma vaga imprensada ou na esquina, sempre atento para o caso de passar alguma equipe da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), o que pode acarretar multa e até guinchamento.

O administrador Gilberto Pereira, de 53 anos, que não conseguiu vaga, decidiu aguardar do lado de fora de seu carro o retorno de seu irmão, que é advogado e tinha ido ao Fórum. Ele costuma ir ao centro comercial uma ou duas vezes por semana e sempre enfrenta o mesmo problema. Gilberto contou que os flanelinhas dão dicas sobre a presença, ou não, dos agentes de trânsito da Semob. “Se eu vir um guarda, entro logo no carro, pra não ser multado ou rebocado”, afirmou. Referindo, ainda, a formação de filas duplas, Gilberto disse que nem sempre há estacionamento particular disponível e, quando há, o preço não compensa. “É um absurdo e eles não fracionam o valor”, afirmou. Para amenizar a situação causada pela quantidade de carros circulando na cidade, o administrador defende a construção de estacionamentos públicos.

“O município tem muito espaço ocioso”, avaliou.

Ali perto, foi possível encontrar um estacionamento que cobra R$ 7,00 por hora, segundo um funcionário. Em nota, a Prefeitura de Belém esclareceu que a Semob fiscaliza diariamente o bairro da Cidade Velha, assim como as demais áreas da cidade, e que, de julho a setembro deste ano, aproximadamente 1.100 veículos foram apreendidos. Segundo a Semob, existe um projeto de estacionamento em fase de elaboração para o centro da cidade.

Fonte: O Liberal - Belém - 15/10/2016

Uma cidade boa de se morar

Por Jorge Hori* Está sendo realizada em Quito, capital do Equador, entre os dias 17 e 20, a terceira Conferência das Nações Unidas sobre a Habitação e o Desenvolvimento Urbano, a Habitat III. A tônica (...)

Cidades fecham o cerco contra o estacionamento