Donos de terrenos investem em estacionamentos privados no Sul do ES

garagemdepredio-301

A falta de vagas em Cachoeiro de Itapemirim virou oportunidade de negócio. Donos de terrenos estão investindo em estacionamento particular. Encontrar uma vaguinha pra estacionar no Centro da cidade é praticamente um achado. “Acho que ganhar na loteria está mais fácil”, brinca um motorista à procura de vaga. Stanley só conseguiu bem fácil desta vez porque chegou bem cedo. “Está cedo, tive sorte hoje. São 8h35”, diz.

Quanto mais a hora passa, maior fica a peleja de quem precisa estacionar. “Dei três voltas, segue por aqui, volta pela rua de cima, volta ali de novo, pra chegar aqui...”, diz outro motorista.

Só que nem todo mundo tem paciência pra dar várias voltas até encontrar uma vaga. Quem está sempre na correria ou tem um compromisso muito importante acaba preferindo pagar e deixar o carro num estacionamento particular. “Principalmente quando é em lugar próximo o estacionamento ajuda bastante”, constata uma motorista.

Segundo levantamento do Denatran, até dezembro de 2015 Cachoeiro tinha uma frota de mais de 105 mil veículos entre carros e motos.

Enquanto isso, na região central da cidade existem 490 vagas para carros e 500 para motos.

Matheus de Almeida percebeu a falta de vagas na rua e resolveu abrir um estacionamento particular. “Tem de fechar o portão porque não dá conta, quase todos os dias.

Em Cachoeiro existem 37 estacionamentos cadastrados, mas quem para o carro nesses locais não quer só uma vaga não. “Você para num lugar e pensa que está livre, mas pode ser guinchado, multado, um monte de coisas. Então é mais seguro você pagar um pouquinho a mais e colocar o carro num lugar seguro, particular”, afirma um motorista.

Segurança de que o João Batista não abre mão. “Na rua nós não temos segurança. Tem a questão da conservação do veículo, muitas vezes o barato se torna caro. Enquanto que o estacionamento te proporciona essa segurança com relação ao veículo.”

Só no ano passado, deram entrada 10 pedidos para abertura de estacionamento particular na Prefeitura de Cachoeiro.

Fonte: G1/ESTV (Rede Globo), 30 de janeiro de 2016

A viabilidade dos edifícios-garagens

Por Jorge Hori* Os edifícios-garagens junto aos aeroportos são sucesso de negócios, atraindo investidores e operadores para a sua construção e operação. Mas não são paradigmas para edifícios-garagem (...)

Galeão inaugura estacionamento (RJ)