Parking News

A viabilidade dos edifícios-garagens

edificiogaragem-78

Por Jorge Hori*

Os edifícios-garagens junto aos aeroportos são sucesso de negócios, atraindo investidores e operadores para a sua construção e operação. Mas não são paradigmas para edifícios-garagens em áreas urbanas densas, por terem características bem diferenciadas.

A concessão promovida pela Infraero para a construção e operação de um edifício-garagem junto ao aeroporto de Curitiba (que fica no município vizinho de São José dos Pinhais) foi exitosa, com a concorrência entre diversos grupos. Isso apesar dos riscos.

Os estacionamentos junto aos aeroportos têm uma demanda em função dos movimentos de embarque, desembarque e da permanência de viajantes.

O embarque, em geral, não gera demanda para os estacionamentos. O habitual é levar o viajante até a entrada para embarque, no aeroporto, ou seja, na parte externa, e seguir adiante, sem estacionamento de permanência.

Mas há casos em que o motorista permanece com o viajante até o seu embarque, e nesse caso estaciona o seu veículo.

Já no desembarque, o habitual é o inverso. O motorista receptor deixa o seu carro no estacionamento e segue até a saída interna do desembarque, para esperar o viajante.

Esse movimento tende a se reduzir em função das facilidades de comunicação. O aviso pelo viajante, via celular, da chegada do avião pode permitir que quem vá buscá-lo não precise ficar à espera no aeroporto, dispensando permanecer ali.

O uso das vagas dos estacionamentos mais interessante para estes é o dos viajantes de curta permanência fora, deixando o carro estacionado. São predominantemente os viajantes a negócios.

Consideradas essas demandas primárias dos aeroportos, há uma demanda segura para os estacionamentos nos aeroportos. Em geral, começam como áreas abertas, em frente dos aeroportos, e dão lugar a edifícios-garagens quando a demanda aumenta e o estacionamento ao ar livre se torna insuficiente.

O edifício-garagem começa já com uma demanda segura, mas deve considerar dois riscos: 

- o da redução das viagens aéreas, principalmente das de negócios;

- mudança do local do aeroporto ou de operação dos voos.

A redução das viagens aéreas está ocorrendo atualmente, com a crise econômica. Afeta principalmente as viagens de negócios, que contam, atualmente, com a concorrência da tecnologia da informação, que permite fazer reuniões à distância, com as conferências virtuais.

A mudança do local do aeroporto desloca a demanda dos viajantes e seus acompanhantes, esvaziando os estacionamentos. É a principal demonstração factual de que estacionamento não é demanda primária. Ninguém busca o estacionamento como fim último. Esse é buscado como meio de guarda temporária do seu veículo, enquanto o motorista se dirige e permanece no seu destino.

Essa condição é fundamental para a avaliação da viabilidade econômica de qualquer edifício-garagem.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.


Outras matérias da edição

Galeão inaugura estacionamento (RJ)

O Aeroporto do Galeão inaugurou entre os dias 23 e 24 de janeiro o Edifício-Garagem do Terminal 2. A concessionária garante que os passageiros terão uma diminuição considerável no valor das tarifas. (...)

Estacionamento rotativo em Arujá retomado (SP)

O sistema de estacionamento rotativo foi retomado nesta segunda-feira (1) em Arujá. Segundo a Prefeitura, durante os primeiros 15 dias, os profissionais da concessionária contratada vão orientar os mo (...)

Vagas facilitadas

Procurar vaga em estacionamento de grandes centros comerciais pode se transformar em um exercício de paciência ou mesmo estresse. Sem contar quando dois carros chegam ou veem ao mesmo tempo o espaço d (...)

Gasolina para quem?

Em tempos de preço galopante da gasolina, a imagem é tentadora: em vez de abastecer com o combustível tradicional, basta plugar o carro na tomada. A cena ainda é pouco vista no Brasil, onde há cerca (...)


Seja um associado Sindepark