Nos nove primeiros meses deste ano, foram vendidas 102.727 unidades, contra 151.853 no mesmo período de 2011. "O comportamento do mercado brasileiro por dados de market share nos mostra que o desempenho em setembro foi de 3,26% ante 7,69% em setembro de 2011. Ao comparar os totais do acumulado de 2012 e 2011, o nosso market share caiu de 6,01% para 3,85%", afirma Flavio Padovan, presidente da entidade.
A entidade está animada em relação ao programa Inovar Auto, que atende parcialmente às suas expectativas. "É um avanço para o país, que nunca teve uma regulamentação desse porte antes. Ao exigir contrapartidas de investimentos em pesquisa, desenvolvimento, engenharia e capacitação de fornecedores, o decreto significa uma importante definição de política industrial ao polo automotivo brasileiro rumo à competitividade internacional", avalia Padovan.
"No entanto, a diversidade de empresas dentro da Abeiva mostra que ainda não são todas as empresas que veem vantagens com o Inovar Auto para suas operações futuras. Para algumas, o teto máximo de 4.800 unidades por ano é visto como uma ação paliativa e as demais exigências, um obstáculo de crescimento." Para o executivo, por cinco anos (de 2013 a 2017) o setor de importação de veículos estará em posição de desigualdade em relação aos produtos nacionais, do Mercosul e do México.
Fonte: site Carpress, 18 de outubro de 2012