O idealizador do Red Bull Sounderground, Marcelo Beraldo, explica que a ideia surgiu em 2006, durante passagem pelo metrô de Nova York.
Em 2009, ele passou quatro meses visitando os maiores metrôs do mundo para observar melhor os músicos de rua. "Ao longo da viagem, conheci alguns e recebi algumas indicações."
Segundo Beraldo, alguns músicos enviaram vídeos de apresentações feitas na rua. Para ele, esse é o maior festival do mundo, por atingir 4 milhões de pessoas em um dia.
Estilos como rock, jazz, chorinho, MPB e música erudita serão algumas das opções disponíveis nos quatro dias de festival.
A cantora Bárbara Marques participará do projeto pela primeira vez, mas se apresenta em estações há um ano. "É muito bom ter um projeto como esse, que não deixa a cultura restrita."
Cultura
Os músicos - também conhecidos como buskers em várias cidades - só poderão usar baterias elétricas e amplificadores de baixa potência. Para Bárbara, a diferença é que nos Estados Unidos e em países da Europa as intervenções em plataformas do metrô são mais comuns. "No Brasil, essa cultura está ficando mais forte agora e o projeto incentiva isso."
Fonte: O Estado de S. Paulo, 18 de outubro de 2012