Parking News

Um projeto acaba de ser anunciado pra tentar acabar com um problema crônico de Brasília: a falta de estacionamento. É um problema bem conhecido em todas as grandes cidades do Brasil. Não há vagas para tantos carros. Para resolver esse problema, um estacionamento subterrâneo deve ser construído em frente ao Congresso Nacional. O projeto já é antigo e, agora, finalmente deve sair do papel. A promessa é que fique pronto antes da Copa do Mundo, segundo reportagem do Bom Dia Brasil.
Para a cidade planejada, planeja-se o que não estava planejado: um estacionamento subterrâneo em parte do gramado da Esplanada que teria saídas para os prédios públicos.
"Só o estacionamento não resolve. O projeto de estacionamento se integra a todo sistema de transporte público do DF e já começou com a licitação dos novos sistemas de operações dos ônibus", explica Gustavo Ponce de Leon, secretário de governo do DF.
Um projeto para começar daqui, pelo menos, um ano e seis meses. Essa é a previsão. Até lá, como impedir que motoristas parem em lugar errado e sem nem se dar conta?
"Não tenho medo de multa, aqui não é proibido estacionar. É proibido? Não sabia, não tem placa. Se é, eu tenho medo de multa. Desculpa", diz Márcia Elisa, nutricionista.
Para atender servidores e visitantes na área que concentra a maior parte dos prédios públicos de Brasília, seriam necessárias pelo menos 15 mil vagas a mais. Lugar para parar o carro, só no fim do expediente, às 18h.
No imaginário da turista baiana, Brasília era bem diferente. Em todas as fotos, a frustração. Carros em frente aos monumentos, por todos os lados. Surpreende quem vem de fora e irrita quem vive na capital do país.
É carro demais, vagas de menos. "Se não chegar cedo, não acha", diz um senhor.
Mas o povo inventa e para no meio do caminho, em cima da calçada. "Atrapalha, costuma atrapalhar. Já vi acidente devido a esses carros parados nessa via lateral, atrapalhar a visão e outro entrar e se acidentar gravemente", afirma o taxista Alexandre Martins.
"É aquela velha história do transporte público, se houvesse transporte público de qualidade, a gente teria uma opção, não precisaria vir de carro", diz Rodrigo Oliveira.
Brasília é relativamente plana e fácil para os ciclistas, mas faltam ciclovias seguras. E o transporte coletivo é ineficiente. Mas será que a solução é criar um estacionamento? Não, e essa é a opinião de boa parte dos especialistas em planejamento urbano e engenharia de tráfico.
"Esse estacionamento é uma inversão de prioridades, porque aposta em um modelo que depende do uso do automóvel. O problema se resolve quando a gente tira o automóvel das áreas centrais da cidade. Nós temos que ter mobilidade universalizada, sem a necessidade de levar o carro para cada viagem que faz. A opção seria investir no transporte público e criar bolsões de estacionamento em áreas periféricas de Brasília, de modo que não precisa entupir de veículos nas áreas centrais e pontos turísticos", explica Paulo César Marques.
O estacionamento subterrâneo não vai ser construído com dinheiro público, e sim por meio de uma parceria público privada.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 19 de outubro de 2012

Categoria: Mercado


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