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No fim do ano, o trânsito paulistano - que já é um tormento - fica ainda pior. É quando a frota circulante de 3,5 milhões de veículos (de um total de 5,6 milhões) ganha o reforço de carros e ônibus de todo o País que aportam na cidade para as compras de Natal. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estima que na segunda e na terceira semanas do mês o fluxo de veículos aumente até 10%. Mas, antes mesmo de dezembro e o ano acabarem, a média anual de lentidão bateu seu recorde. O índice de 128 km, no período da tarde, ultrapassou os 123 km registrados em 1996, ano anterior à implantação do rodízio. Prova de que a atual restrição se tornou insuficiente, opina Maria Paola de Salvo na revista Veja São Paulo.
O efeito do rodízio, ressalta, acabou engolido pelo crescimento da frota, de 5% ao ano, em média, e pelo desrespeito de muitos motoristas. Com as facilidades de financiamento, as vendas de carros zero-quilômetro batem recordes a cada mês. Até abril, 500 novos veículos eram emplacados todos os dias na cidade. Atualmente, são 800.
Veja São Paulo ouviu dez especialistas em engenharia de tráfego que apontaram algumas medidas para reduzir o problema dos congestionamentos. Para a maioria, a ampliação do rodízio, pode ter um efeito colateral indesejado: incentivar os paulistanos a comprar um segundo automóvel, mais velho e mais barato, e engrossar a frota de irregulares. Uma medida importante seria intensificar a fiscalização.
Já que barrar o crescimento da frota é algo inviável, cobrar pedágio de motoristas que queiram circular por regiões congestionadas tem sido a receita adotada por cidades como Londres, Cingapura e Estocolmo. Para que o pedágio funcionasse por aqui, especialistas calculam que teria de ser adotado em 212 km de vias centrais ao custo de, no máximo, R$ 2,00. A cobrança seria feita por meio dos chips eletrônicos.
Fonte: Revista Veja São Paulo (SP), 19 de dezembro de 2007

Categoria: Cidade


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