Parking News

Os maiores shoppings de Salvador esperam apenas a liberação do alvará, pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do município (Sucom), para iniciar a cobrança nos estacionamentos. O Iguatemi, por exemplo, já implantou os guichês de pagamento, próximo às principais áreas de acesso.

Os centros comerciais, respaldados por decisão judicial, também definiriam um valor referência de R$3 para as primeiras três horas de utilização da vaga. Cada um deles, no entanto, definirá se cobrará tarifa dos consumidores que efetuaram compras.

"Definimos apenas um valor básico, para que não haja um distanciamento entre os shoppings. Mas cada um levará em conta suas especificidades", declarou Ewerton Visco, diretor regional do Grupo Aliance, proprietário do Iguatemi. Segundo ele, não há ainda uma data definida para o início da cobrança, já que os estabelecimentos dependem de autorização do órgão municipal.

Visco lembrou que Salvador é uma das poucas capitais do país onde a cobrança de estacionamento em shoppings não é possível. "Com isso, o custo da operação passa a ser pago todos os clientes, inclusive por quem não tem carro", enfatizou.

A decisão dos shoppings continua dividindo a população. A enfermeira Carla Soares diz não concordar com a cobrança. "Acho um absurdo, até porque, ao consumir, estou contribuindo para os custos do shopping", afirmou.

Já o empresário Cláudio Teixeira é um dos que concordam com o pagamento. "Muitos deixam o carro no estacionamento, não consomem e até vão para outros lugares próximos, tornando indisponível a vaga para quem realmente vai consumir", disse. Mas, para ele, os shoppings não deveriam cobrar de quem comprovar o consumo em uma das lojas.

A questão tornou-se uma verdadeira "queda-de-braço" entre os shoppings e o prefeito João Henrique, que chegou a afirmar que renunciaria ao mandato caso a cobrança entrasse em vigor. A reportagem entrou em contato com representantes da Sucom para obter informações do órgão a respeito do assunto, mas não obteve retorno.

Fonte: Correio da Bahia (Bahia), 28 de março de 2007


Categoria: Geral


Outras matérias da edição

É perigoso estacionar

Os problemas das garagens irregulares no Centro

Current banking behaviors are

Tapete vermelho na garagem

Foi-se o tempo em que os carros ficavam em um lugar úmido, escuro e esquecido

Current banking behaviors are

Cadastramento de flanelinha vai até segunda-feira

A delegada disse ainda que os flanelinhas receberam o cadastro de uma forma muito boa e que esse processo vai ajudar no levantamento de quantas pessoas trabalham nas ruas da Grande Vitória

Current banking behaviors ar (...)

Mercado de GV pode ter vagas no subsolo

Uma campanha para arrecadar a verba será lançada assim que a prefeitura se posicionar sobre o pedido

Current ban (...)

Área Azul mais cara em Itajaí

O motorista terá que desembolsar o dobro, a partir de segunda-feira

Current banking behaviors are

Ação contra cobrança

Vereadores protocolam na Justiça pedido do fim de pagamento de taxa obrigatória nos estabelecimentos da Capital

Empresas investem na "construção verde"

Uso de iluminação natural, painéis de energia solar, reúso de água, tijolos reciclados e pisos de madeira certificada fazem parte do projeto, que indica uma tendência internacional que está chegando a (...)


Seja um associado Sindepark