Parking News

Uma garagem subterrânea entre o piscinão e a entrada do Estádio do Pacaembu é a nova proposta da Prefeitura para resolver um antigo problema do bairro: a falta de vagas durante a semana, por conta dos carros da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), e em dias de jogos e outros eventos no estádio. "Alguma coisa precisa ser feita porque há um conflito grande por causa de estacionamento no bairro", afirmou Walter Feldman, secretário municipal de Esportes.

Ele fez o anúncio da idéia ontem, na festa de aniversário do Pacaembu - cuja idade não foi comemorada porque não há um consenso sobre isso entre os moradores.

O projeto, no entanto, ainda não tem número de vagas, custo ou cronograma definidos. Segundo o secretário, isso será acertado com a iniciativa privada, uma vez que a idéia é fazer um modelo de concessão ou Parceria Público-Privada, no qual as empresas interessadas em explorar a garagem seriam responsáveis por obter as licenças e fazer a obra.

O empreendimento depende do aval dos órgãos estadual e municipal do Patrimônio Histórico, pois o bairro é tombado desde 1991.

Feldman disse que o prefeito Gilberto Kassab (PFL) reúne-se hoje com representantes da Secretaria de Cultura para resolver a questão. Na próxima semana, a Prefeitura promete ter detalhes do projeto.

O objetivo é extinguir o atual estacionamento existente na Praça Charles Miller, com cerca de 600 vagas. Isso facilitaria o acesso de pedestres ao estádio e ao futuro Museu do Futebol, que será inaugurado no ano que vem. "Precisamos adequar o entorno para receber esse fluxo", disse Feldman.

O presidente da Associação Viva Pacaembu por São Paulo, Pedro Py, aprova a idéia. "Qualquer iniciativa para diminuir essa disputa por vagas é bem-vinda."

OUTRAS PROMESSAS

Essa é a segunda promessa de garagens subterrâneas neste ano. Em fevereiro, Kassab anunciou a construção de dois estacionamentos sob o Parque do Ibirapuera. A Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) garante que até o fim do ano iniciará as obras de três garagens subterrâneas no Centro, com 1.200 vagas.

Obras de três garagens sob o Mercado Central, o Pátio do Colégio e a Praça Ramos de Azevedo devem começar em 2008.

Fontes: Jornal da Tarde (São Paulo), 26 de março de 2007
O Estado de São Paulo (São Paulo), 26 de março de 2007


Categoria: Mercado


Outras matérias da edição

É perigoso estacionar

Os problemas das garagens irregulares no Centro

Current banking behaviors are

Tapete vermelho na garagem

Foi-se o tempo em que os carros ficavam em um lugar úmido, escuro e esquecido

Current banking behaviors are

Cadastramento de flanelinha vai até segunda-feira

A delegada disse ainda que os flanelinhas receberam o cadastro de uma forma muito boa e que esse processo vai ajudar no levantamento de quantas pessoas trabalham nas ruas da Grande Vitória

Current banking behaviors ar (...)

Mercado de GV pode ter vagas no subsolo

Uma campanha para arrecadar a verba será lançada assim que a prefeitura se posicionar sobre o pedido

Current ban (...)

Área Azul mais cara em Itajaí

O motorista terá que desembolsar o dobro, a partir de segunda-feira

Current banking behaviors are

Ação contra cobrança

Vereadores protocolam na Justiça pedido do fim de pagamento de taxa obrigatória nos estabelecimentos da Capital

Empresas investem na "construção verde"

Uso de iluminação natural, painéis de energia solar, reúso de água, tijolos reciclados e pisos de madeira certificada fazem parte do projeto, que indica uma tendência internacional que está chegando a (...)


Seja um associado Sindepark