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Segundo o Jornal da Tarde, os especialistas concordam: com 5,8 milhões de veículos, aumentar as restrições à circulação em São Paulo é só uma questão de tempo e prova disso é que o rodízio, implantado há dez anos, não dá mais conta do recado. Entre as sugestões dos estudiosos para resolver o problema do trânsito na Capital estão a ampliação do rodízio, a adoção de pedágio na área central e até a demolição de viadutos. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) garante que nada disso está em seus planos, por enquanto, porque está investindo em tecnologia.
Os chips de identificação eletrônica, por exemplo, vão armazenar os números de série, da placa, do chassis e o código Renavan do veículo. As informações serão lidas sempre que ele passar por uma das 2,5 mil antenas que serão espalhadas pela Cidade. O presidente da CET, Roberto Scaringella, diz que a nova tecnologia será usada para ampliar o monitoramento do tráfego em São Paulo. Mas para o engenheiro Elmir Germani, diretor da consultoria TTC Engenharia de Tráfego e Transportes, esse é o primeiro passo para a implantação do pedágio urbano. Ele acha que o pedágio é inevitável.
Mas a medida, ressalta o jornal, é polêmica. Alguns motoristas dizem que já pagam impostos demais e outros acreditam que a cobrança vai prejudicar quem não pode pagar. Germani, no entanto, rebate essa crítica. Segundo ele, o principal benefício da cobrança é a transferência de melhorias para as classes de renda mais baixa. "Com o dinheiro arrecadado, o município pode ampliar o investimento em transporte público", explica.
Fonte: Jornal da Tarde (SP), 12 de novembro de 2007

Categoria: Cidade


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