Maior controle e fiscalização dos ônibus (7/11/2007)
De acordo com o Jornal da Tarde, a implantação do monitoramento dos ônibus e microônibus urbanos por meio do Sistema de Posicionamento Geográfico (GPS) vai ser concluída em dezembro, promete a Prefeitura. Os equipamentos já estão instalados nos veículos que operam em 3 das 8 áreas que compõem o sistema municipal de transportes. As frotas dessas áreas somam 6 mil veículos. Os restantes 9 mil veículos das outras cinco áreas estarão equipados até o fim do ano. As informações sobre a posição dos ônibus ou microônibus serão enviadas a um satélite pelas antenas de GPS neles colocadas e imediatamente repassadas a uma central de operações.
Esse sistema permitirá monitorar partidas e chegadas, registrando atrasos a serem evitados, assim como detectar qualquer problema ocorrido no trajeto. Em caso de pane ou acidente, o socorro será enviado imediatamente. Motoristas que se desviam de seus itinerários ou desrespeitam os limites de velocidade terão as transgressões registradas e as empresas para as quais trabalham responderão pelo mau serviço prestado. Será possível também evitar a sobreposição de linhas.
Com o sistema será possível alimentar os painéis eletrônicos instalados nos pontos com informações precisas aos usuários sobre os horários para embarque em cada linha.
Fonte: Jornal da Tarde (SP), 7 de novembro de 2007