Para estimular o transporte sustentável, a Prefeitura do Rio pretende expandir ciclovias e bicicletários ao longo dos corredores dos BRTs, como o da Transcarioca. A meta é chegar a 450 km de malha cicloviária na cidade até 2016. O professor de Engenharia de Transportes da Uerj, José de Oliveira Guerra, acredita que o projeto é viável. ?A ideia de fazer integração com os BRTs é boa. Muitos só não usam a bicicleta por falta de infraestrutura?, avalia. Na opinião do especialista, a chegada de novas barcas e composições de metrô e trem não resolve o problema. O usuário só terá sistema de qualidade no dia em que todos os meios de transportes estiverem integrados, avisa Guerra. Mais da metade (68%) alega que os engarrafamentos provocados por obras públicas afetam sua rotina. Desses, 86% dizem que os congestionamentos prejudicam a vida profissional e 68%, a saúde. ?O trabalhador sofre por duas razões: porque as empresas contratam funcionários que morem perto e porque é sacrificante. Quem vive distante, gasta seis horas diárias no trânsito. O desgaste reduz a produtividade?, diz Janaína Ferreira, professora de Gestão de Pessoas do Ibmec.
Fonte: O Dia (RJ), 16 de junho de 2014