No acumulado do quadrimestre, contudo, o Brasil manteve-se, segundo estudos de ambas as consultorias, como o quarto maior, com mais de 1.054.196 unidades emplacadas no País, contra 1.051.900 vendidas na Alemanha.
Para a consultoria Focus2move, que analisa a política industrial brasileira como ?isolada? e critica a restrição ao crédito, o Brasil corre o risco de encerrar o ano de 2014 como o quinto maior.
O relatório da Focus2move informa que as perspectivas para este ano não são das melhores por causa de países emergentes em retração, como o Brasil. A consultoria aposta em um mercado mundial de 86,5 milhões de veículos em 2014. Aponta que foram vendidas 7,1 milhões de unidades em abril, em alta de 2,5% na comparação anual. No acumulado do quadrimestre, o avanço foi de 4%, para 28,7 milhões de veículos leves comercializados no mundo.
OUTROS DESEMPENHOS
Segundo a Jato Dynamics, a China manteve a liderança em abril, com crescimento de 5,1% se comparado ao mesmo período de 2013. Os EUA ficaram em 2º lugar, com avanço de 7,9% nas vendas, para mais de 1,3 milhão de unidades. O Japão manteve a 3ª colocação com queda nas vendas de 5,3%, mas conseguiu expressivo crescimento no acumulado de janeiro a abril, de 15,5%, em relação ao ano anterior.
Na 6ª e 7ª colocações estão a Rússia e a Índia, ambas apresentando retração nas vendas de 7,7% e 11,9%, respectivamente. Nas três últimas posições entre os 10 maiores mercados ficaram França, Grã Bretanha e Canadá, com resultados positivos nas vendas de abril de 5,2%, 7,2% e 4%, em relação ao mesmo mês de 2013.
Fonte: Automotive Business, 16 de junho de 2014