Parking News

Um mutirão realizado pela Prefeitura durante 60 dias removeu 783 veículos abandonados das ruas da capital paulista entre junho e julho. A média recolhida - 13 por dia - é três vezes maior que a média diária do ano passado como um todo, de acordo com balanço da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes. A reportagem é do jornal Estado de S. Paulo.
A Prefeitura informou que outros 1.483 carros também foram retirados das ruas por seus proprietários após comunicação da administração municipal, totalizando 2.266 veículos removidos das vias públicas. Com os 783 veículos recolhidos em junho e julho, o ano de 2012 soma 1.344 veículos enviados para pátios, contra 1.500 em todo o ano passado.
Em maio deste ano, um decreto determinou que as Secretarias de Coordenação das Subprefeituras e de Transportes realizassem um esforço concentrado para a retirada de veículos abandonados em vias públicas.
Leilões
Para esvaziar os pátios das subprefeituras, responsáveis por abrigar os carros, são realizados leilões de carcaças periodicamente. O próximo leilão está marcado para hoje, dia 21, em Cidade Adhemar, zona sul da capital.
Legislação
A Lei Municipal 13.478, de 2002, prevê que é considerado abandonado um carro com mais de cinco dias no mesmo lugar. O prazo vale a partir de uma notificação da subprefeitura responsável, colada no vidro do veículo.
A autuação é feita por meio de flagrantes ou, na maioria dos casos, por denúncias feitas pela população no SAC da Prefeitura - número 156. Caso o prazo expire, o carro é guinchado para o pátio da subprefeitura e o proprietário multado em R$ 12 mil. O dono pode reaver o bem em até 60 dias, depois de pagar os custos de remoção e estacionamento. Caso contrário, se não tiver dívidas, o carro vai a leilão.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 20 de agosto de 2012

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark