A capital paulista, com 6.725.000 veículos, tem 582 pardais e barreiras eletrônicas. Um equipamento para cada 11.555 veículos. O DF tem 1.375.824 veículos, entre carros, motos, ônibus e caminhões.
A comparação com a capital paulista preocupa o especialista em trânsito Flávio Dias. Segundo ele, a fiscalização é eficiente apenas quando se tem uma segurança viária eficaz.
"Esse excesso de pardais me parece mais uma preocupação com arrecadação do que com a segurança viária. Enquanto não oferecerem mais condições de segurança nas vias no DF, não há necessidade de caprichar na fiscalização."
Algumas vias do DF são as campeãs em pardais. O Eixão, com apenas 16 km, ganhou vários equipamentos novos no último ano. Eram 22 radares no ano passado, hoje, o DER aumentou esse número para 31. A EPTG (Estrada Parque Taguatinga) tem ainda mais radares, 50 ao todo. É praticamente um pardal a cada 250 metros.
O Detran e DER dizem que os equipamentos têm finalidade de segurança das vias e não lucro. Segundo eles, o DF precisa de mais radares do que a cidade de SP por ter uma área maior, menos congestionamento e vias mais rápidas, o que justificaria fiscalizar a velocidade dos veículos.
Fonte: TV Record, 18 de agosto de 2012