O maior dos projetos da parceria é o que estabelece intervenções em 45 áreas da região das represas Guarapiranga e Billings, na Zona Sul. Serão feitas obras viárias, de circulação de pedestres, iluminação pública, abastecimento, saneamento, drenagem, eliminação de áreas de risco e de construção de 1.262 unidades habitacionais por parte da Prefeitura e outras 5.300 pela CDHU, a empresa de habitação do Estado.
As obras de urbanização de favelas previstas nos convênios beneficiam Heliópolis, Paraisópolis, Jardim São Francisco, Boa Esperança/Guarani, Tiro ao Pombo, Jardim Nazareth, Cidade Azul e a região do Jardim Irene/Rosas/Parque Fernanda.
"Nós temos uma perspectiva no Governo do Estado, que é a da Prefeitura e que é a mesma do Governo Federal, em relação às favelas: o trabalho fundamental não é removê-las, mas transformá-las em bairros", afirmou o governador.
Entre os acordos firmados, há investimentos na Linha 2 - Verde do Metrô. O BNDES financiará R$ 1,6 bilhão, com contrapartida de R$ 500 milhões do Governo do Estado. Os recursos serão investidos na expansão da linha em 3,9 km, entre a recém-inaugurada Estação Alto do Ipiranga e o bairro de Vila Prudente. O investimento garantirá a construção das estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente, além de um pátio de manutenção e estacionamento e a compra de 16 trens.
Fonte: site da Prefeitura Municipal de São Paulo, 21 de maio de 2008