Além disso, o hibribus é mais silencioso, não emite ruídos em cerca de 30% do tempo de operação. O modelo é fabricado na unidade da montadora Volvo em Curitiba, a primeira a produzir o hibribus fora da Suécia, sede mundial da marca.
Os ônibus híbridos começaram a ser fabricados no país em junho e foram apresentados, no mesmo mês, na Rio +20, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada no Rio de Janeiro, como exemplo de desenvolvimento sustentável. Assim como Curitiba, que terá 30 hibribus circulando ainda este ano, São Paulo também contará com 50 modelos "ecológicos".
O modelo funciona com os dois motores - elétrico e a biodiesel - de forma independente. O elétrico é usado para arrancar o veículo e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. A fonte, que fica na parte superior do ônibus, também é utilizada como geradora de energia durante as frenagens.
Já o motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. Quando os freios são acionados, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. E quando o ônibus está parado, no trânsito, nos pontos de ônibus ou nos semáforos, o motor diesel fica desligado.
A tecnologia aplicada faz com que o valor dos veículos seja 60% maior que o dos modelos convencionais. Cada hibribus custa R$ 600 mil e tem capacidade total de 80 passageiros, sendo que para 32 pessoas sentadas.
Fonte: portal G1, 28 de setembro de 2012