Parking News

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) apresentaram, dia 23, um ônibus movido a etanol cuja principal característica é o motor adaptado aos padrões internacionais de emissão de poluentes que reduz em 92% a quantidade de dióxido de carbono que vai para a atmosfera. No lugar do diesel, que abastece hoje a frota de 15.000 ônibus da cidade de São Paulo, entra o combustível feito com cana-de-açúcar.
A idéia de fabricar ônibus e caminhões no Brasil movidos a etanol nasceu na década de 80, mas foi abandonada porque o preço do petróleo era muito baixo, o que dificultava a concorrência. Com a necessidade de reduzir a emissão de poluentes e melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades, ela foi retomada.
A pesquisa consumiu R$ 1,6 milhão de reais em dois anos e foi financiada pela União Européia. Além do Brasil, outros sete países do bloco e a China participam do projeto.
Na Suécia, por exemplo, 600 desses ônibus movidos a etanol já circulam pelo país. No Brasil, o primeiro ônibus do tipo começará a circular em dezembro e será testado nas ruas de São Paulo por um ano.
Apesar de mais barato que o diesel, o consumo de etanol é maior, o que aumenta em 20% os gastos com combustível.
Fonte: UOL News, 23 de outubro de 2007

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Rozio: tudo volta a ser como antes (30/10/2007)

Embora a média de congestionamento diário em São Paulo tenha voltado a se igualar neste ano aos índices registrados antes da criação do rodízio, que completou dez anos no dia 6, a CET (Companhia de En (...)

Raal Leste ganha anel viário (30/10/2007)

A Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana (Siurb) começará em fevereiro a construir dois novos viadutos sobre a Avenida Salim Farah Maluf e alças de acesso adicionais, além de alargar, com duas (...)

Sem freio... (24/10/2007)

Novidade no Centro da Capital de São Paulo: os flanelinhas das ruas da região da 25 de Março agora pedem que os motoristas, ao estacionar, deixem o freio de mão abaixado, para o veículo ficar solto. É (...)

Obras começam na "cracolâna" (27/10/2007)

A revitalização da chamada "cracolândia", área degradada do centro da cidade de São Paulo, teve início dia 26, com a demolição de um imóvel na rua General Couto de Magalhães, o primeiro dos cinco que (...)

Reajuste das multas de trânsito (27/10/2007)

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) pretende reajustar o valor das multas, congelado há sete anos. Como o Código de Trânsito Brasileiro prevê a correção das multas pela Ufir (Unidade Fiscal (...)

CET com excesso de trabalho (31/10/2007)

Os seis técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) responsáveis por analisar os transtornos no trânsito causados por grandes empreendimentos, os chamados pólos geradores de tráfego - prédios (...)

Radares em semáforos serão 124 (25/10/2007)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está aumentando o número de radares para detectar veículos que não respeitam o sinal vermelho. Nos últimos três meses, foram instalados 22 Registradores Fot (...)

Ruas perdem estacionamento (21/10/2007)

A partir do dia 22, os motoristas de Curitiba vão enfrentar restrições para estacionar em mais quatro ruas da região central da cidade. A proibição vai ocorrer das 17 às 20 horas nas ruas Coronel Dulc (...)

Operação descida no feriado (30/10/2007)

A Ecovias, gerenciadora do Sistema Anchieta-Imigrantes, estima que de 200 mil a 300 mil veículos passem pelas vias de acesso ao litoral paulista no feriado prolongado de Finados. A contagem, segundo a (...)


Seja um associado Sindepark