Parking News

A revitalização da chamada "cracolândia", área degradada do centro da cidade de São Paulo, teve início dia 26, com a demolição de um imóvel na rua General Couto de Magalhães, o primeiro dos cinco que a Prefeitura de São Paulo desapropriou e tomou posse. Até o início de 2008 devem ser demolidos 50 imóveis em duas quadras da mesma rua, a maior parte abandonados há bastante tempo e deteriorados. Nos locais serão construídos prédios que devem abrigar a Prodam (empresa de processamento de dados da prefeitura) e a Subprefeitura da Sé.
A área total da cracolândia, que já foi declarada de utilidade pública para desapropriação, tem 103 mil m2. Em pleno centro, a cracolândia tinha tudo para ser valorizada, pois fica próxima das tradicionais estações Júlio Prestes e Luz e ao lado da famosa avenida Ipiranga, além ter de como "âncora" comercial a rua Santa Ifigênia, conhecida pelas lojas de produtos de informática e de eletroeletrônicos.
A presença de traficantes e viciados, porém, acabou degradando a região. Em 2005, o então prefeito e atual governador, José Serra, lançou um plano para revitalizar a área. A lei prevê abatimento de 50% do IPTU e do ITBI (pago na transferência de imóveis) e até 60% do ISS (Imposto Sobre Serviços) para empresas que decidirem se instalar no bairro, rebatizado de Nova Luz. Também serão concedidos os Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento, que representam metade do valor investido na construção ou reforma de imóveis no local. Com eles, a empresa pode pagar impostos municipais.
Os benefícios já atraíram o interesse de grandes grupos do setor imobiliário, como a Odebrecht e a Company S.A. A prefeitura quer concluir o processo de desapropriação para vender, num único lote, toda a área. A empresa que o arrematar terá, segundo a proposta em discussão, de construir prédios comerciais e residenciais para revendê-los.
Fonte: Folha Online (SP), 27/10/2007

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Rozio: tudo volta a ser como antes (30/10/2007)

Embora a média de congestionamento diário em São Paulo tenha voltado a se igualar neste ano aos índices registrados antes da criação do rodízio, que completou dez anos no dia 6, a CET (Companhia de En (...)

Raal Leste ganha anel viário (30/10/2007)

A Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana (Siurb) começará em fevereiro a construir dois novos viadutos sobre a Avenida Salim Farah Maluf e alças de acesso adicionais, além de alargar, com duas (...)

Sem freio... (24/10/2007)

Novidade no Centro da Capital de São Paulo: os flanelinhas das ruas da região da 25 de Março agora pedem que os motoristas, ao estacionar, deixem o freio de mão abaixado, para o veículo ficar solto. É (...)

Reajuste das multas de trânsito (27/10/2007)

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) pretende reajustar o valor das multas, congelado há sete anos. Como o Código de Trânsito Brasileiro prevê a correção das multas pela Ufir (Unidade Fiscal (...)

CET com excesso de trabalho (31/10/2007)

Os seis técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) responsáveis por analisar os transtornos no trânsito causados por grandes empreendimentos, os chamados pólos geradores de tráfego - prédios (...)

Radares em semáforos serão 124 (25/10/2007)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está aumentando o número de radares para detectar veículos que não respeitam o sinal vermelho. Nos últimos três meses, foram instalados 22 Registradores Fot (...)

Ruas perdem estacionamento (21/10/2007)

A partir do dia 22, os motoristas de Curitiba vão enfrentar restrições para estacionar em mais quatro ruas da região central da cidade. A proibição vai ocorrer das 17 às 20 horas nas ruas Coronel Dulc (...)

Operação descida no feriado (30/10/2007)

A Ecovias, gerenciadora do Sistema Anchieta-Imigrantes, estima que de 200 mil a 300 mil veículos passem pelas vias de acesso ao litoral paulista no feriado prolongado de Finados. A contagem, segundo a (...)


Seja um associado Sindepark