O transporte público também integra o pacote de Bottura. Ele defende a criação de um corredor exclusivo de ônibus entre o Jabaquara, na zona sul, e a região da Pompeia, na zona oeste, passando pela Avenida Paulista, que só tem faixas preferenciais para coletivos. "Um dos problemas da faixa na direita hoje é a chegada das vias transversais. Também tem o entra e sai de carros dos imóveis, que atrapalha os ônibus." No corredor, o embarque e desembarque de passageiros seria para o canteiro central. "Todo mundo a quem propus (o projeto) topou na Secretaria de Transportes."
Para aumentar a segurança de quem atravessa ruas e avenidas, o ombudsman sugere a pintura das faixas de pedestres com cores chamativas, como laranja e abacate. As atuais listras brancas seriam instaladas sobre as cores berrantes. "A faixa de pedestre é a linguagem analógica de uma mensagem. Quero deixá-la mais enfática e óbvia. Quanto mais a enxergarem, melhor."
Bottura ainda sugere levar aos estádios campanha de conscientização sobre o respeito às regras de trânsito. Atores e mímicos, além de animadoras de torcida, fariam encenações sobre situações e problemas encontrados no sistema viário nos intervalos dos jogos.
Na internet
O ombudsman da CET quer usar redes sociais para facilitar a comunicação com os paulistanos. A ideia é receber, por Twitter ou Facebook, sugestões e críticas sobre o trânsito de São Paulo.
Fonte: Jornal da Tarde, 7 de julho de 2011