Parking News

A General Motors, em parceria com a Segway, tem trabalhado em um projeto que pode revolucionar o trânsito das grandes cidades, relata Cláudio Motta no site Motorblog. O projeto em questão chama-se P.U.M.A. (Personal Urban Mobility and Accessibility Project - Projeto de Mobilidade e Acessibilidade Urbana).
Todos os dias, milhares de pessoas no mundo usam seus carros apenas para ir ao trabalho, causando engarrafamentos e poluindo as cidades. Agora imagine um meio de transporte 6-7 vezes menor que um carro popular, movido a bateria, consequentemente não poluente, e que pudesse levar uma pessoa a qualquer lugar. Esse é o conceito básico do P.U.M.A.
Esse "carro" pode ser até considerado uma evolução do Segway, só que ao contrário do primeiro, onde a pessoa tinha de ficar de pé, o P.U.M.A. é perfeito para se locomover a longas distâncias, com o piloto protegido da chuva e do vento a uma velocidade de até 35mph, é do mesmo tamanho que uma moto, tem lugar para uma segunda pessoa e é movido a bateria de Lítio, que permitirá o veículo percorrer 25 km com uma única carga.
O modelo ainda está em testes e é um protótipo, provavelmente ganhará uma cobertura moderna e outros aparatos necessários para se movimentar entre os carros (lanternas, retrovisores etc.). Ainda sem preço definido. Caso seja fabricado, a projeção é de que custe 1/4 do valor de um automóvel.
Fonte: Motorblog, 13 de abril de 2009

Categoria: Mundo do Automóvel


Outras matérias da edição

Metrô: estacionamento lotado (13/04/2009)

Inaugurado em 22 de dezembro, o estacionamento conjugado com o Metrô na Estação Santos-Imigrantes (linha 2-Verde), na Zona Sul da Capital, está superlotado. No dia 10 de abril, a reportagem do Jornal (...)

Preços caem com isenção da Cofins (11/04/2009)

Além da prorrogação do IPI para automóveis, o pacote do governo para estimular as vendas de veículos incluiu a redução da alíquota da Cofins para as motos. Com isso, o imposto para modelos de até 150 (...)

Exceções na inspeção veicular causam polêmica (08/04/2009)

Segundo o Jornal da Tarde, o promotor do Meio Ambiente, José Eduardo Ismael Lutti, criticou, dia 7 de abril, a liberação da inspeção veicular ambiental em veículos que circulam fora da Grande