Parking News

A cidade que tem a maior frota do Brasil não sabe mais onde guardar carros apreendidos. Os pátios estão lotados em São Paulo e o maior deles foi interditado por estar em uma área de preservação ambiental, informa reportagem do G1.
Vinte e cinco mil carros apreendidos estão empilhados no depósito que fica à beira da Represa de Guarapiranga, de onde sai a água que abastece quase 4 milhões de pessoas na cidade. O pátio funcionou durante seis anos. Só nos últimos três meses é que deixou de receber carros, depois da interdição pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
"É preciso saber se houve contaminação desse solo. Há indícios de que isso possa ter acontecido por vazamento de óleo e de outras substâncias", diz a promotora Cláudia Fedeli. Mauro Scheer Luís, advogado do estacionamento, contesta: "Não tem crime ambiental. Tudo isso, inclusive os carros, recebe um tratamento antes de entrar no pátio", disse.
A discussão sobre o depósito à beira da represa levantou outra questão: o que fazer com os carros apreendidos? A cidade tem 14 pátios como o que foi interditado, todos particulares. Os carros que eles abrigam foram encaminhados pela Polícia Civil que, por falta de garagens públicas, transferiu a responsabilidade para terceiros. Pela guarda, o dono do pátio ganha uma taxa de permanência, quando o carro é liberado. Mas não existem convênios, nem contratos entre os depósitos e o Estado.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) se comprometeu com o Ministério Público: para tirar os carros da área da represa, vai fazer leilões. Mas, antes, precisa saber o básico: quantos carros estão apreendidos em São Paulo, quais foram as circunstâncias da apreensão e quantos podem realmente ser vendidos.
Fonte: portal G1, 11 de abril de 2009

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Metrô: estacionamento lotado (13/04/2009)

Inaugurado em 22 de dezembro, o estacionamento conjugado com o Metrô na Estação Santos-Imigrantes (linha 2-Verde), na Zona Sul da Capital, está superlotado. No dia 10 de abril, a reportagem do Jornal (...)

Preços caem com isenção da Cofins (11/04/2009)

Além da prorrogação do IPI para automóveis, o pacote do governo para estimular as vendas de veículos incluiu a redução da alíquota da Cofins para as motos. Com isso, o imposto para modelos de até 150 (...)

Exceções na inspeção veicular causam polêmica (08/04/2009)

Segundo o Jornal da Tarde, o promotor do Meio Ambiente, José Eduardo Ismael Lutti, criticou, dia 7 de abril, a liberação da inspeção veicular ambiental em veículos que circulam fora da Grande