Parking News

Inaugurado em 22 de dezembro, o estacionamento conjugado com o Metrô na Estação Santos-Imigrantes (linha 2-Verde), na Zona Sul da Capital, está superlotado. No dia 10 de abril, a reportagem do Jornal da Tarde contou 230 veículos na estrutura, construída para abrigar apenas 117. A média nos dias úteis é de 260 veículos. A companhia promete um segundo local, vizinho à área, até 2010.
O estacionamento conjugado permite que o motorista deixe o veículo e continue o trajeto como passageiro do Metrô. Com um bilhete único diferenciado, o usuário paga R$ 8,15 e tem direito a deixar o veículo por até 12 horas mais duas passagens para usar o transporte público. Horas adicionais custam R$ 1,00.
De 22 de dezembro a 30 de março, 11.638 veículos usaram o equipamento, que funciona todos os dias da semana. Só 190 desses foram motos. Mais 120 ciclistas deixaram bicicletas no local - essa utilização é gratuita.
O portão de entrada chega a ser fechado em alguns momentos em que não há mais espaço para veículos, diz um funcionário.
Ao todo, a companhia conseguiu nesse período atrair para o Metrô aproximadamente 13,5 mil passageiros que substituíram o meio de transporte privado pelo público para fazer parte de seus deslocamentos. "Esse fato reflete bem um de nossos objetivos, que é conquistar o usuário do transporte individual para o coletivo", informou a companhia em nota.
Neste mês deve ser inaugurado o estacionamento conjugado com o Metrô Corinthians-Itaquera (Linha 3-Vermelha), na zona leste. A companhia promete lançar nova licitação para mais sete equipamentos (cinco em estações do Metrô e dois na CPTM) até 2010 (quadro acima). O valor da tarifa em cada um dos estacionamentos pode variar.
Barato e bom, apesar de lotado. É como motoristas ouvidos pela reportagem avaliam o estacionamento conjugado à Estação Santos-Imigrantes do Metrô. Os usuários não se incomodam em deixar a chave com os manobristas - condição para quem chega quando as 117 vagas de carro já estão ocupadas.
Fonte: Jornal da Tarde (SP), 13 de abril de 2009

Categoria: Mercado


Outras matérias da edição

Preços caem com isenção da Cofins (11/04/2009)

Além da prorrogação do IPI para automóveis, o pacote do governo para estimular as vendas de veículos incluiu a redução da alíquota da Cofins para as motos. Com isso, o imposto para modelos de até 150 (...)

Exceções na inspeção veicular causam polêmica (08/04/2009)

Segundo o Jornal da Tarde, o promotor do Meio Ambiente, José Eduardo Ismael Lutti, criticou, dia 7 de abril, a liberação da inspeção veicular ambiental em veículos que circulam fora da Grande