De acordo com o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, o reforço no controle da velocidade visa a aumentar a segurança e reduzir acidentes. "Tivemos em torno de 7 mil mortes no trânsito em todo o Estado no ano passado. Dessas, pouco mais de 2 mil ocorreram em rodovias estaduais. Muitos acidentes talvez pudessem ser evitados se os limites de velocidade fossem respeitados", disse. Com maior controle, segundo ele, a expectativa é de reduzir pelo menos à metade o número de mortes no Estado até 2020.
Um levantamento feito pelo DER entre 2005 e 2011 identificou mais de 500 pontos críticos, com maior incidência de excesso de velocidade pelos motoristas, nas 144 rodovias paulistas ainda sem bases fixas de radar.
O órgão estadual administra 16,4 mil quilômetros de rodovias e a média é de um radar fixo a cada 89,6 km. O controle da velocidade é quase três vezes menor nessas estradas do que nas rodovias sob concessão. Nos 6,3 mil km de malha concedida, a média é de um equipamento fixo a cada 38,8 km.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 28 de maio de 2013