A Arena fica em São Lourenço da Mata, município distante 19 km do Recife. "Nós consideramos o evento positivo. Houve falhas, como frequência dos metrôs, alguns detalhes do Parqtel (estacionamento privado na BR-408), falta de sinalização e iluminação em certos pontos, que não comprometeram o bom andamento da operação. Transporte de equipes, limpeza, serviços médicos para equipes e público, tecnologia da informação, segurança, hospitalidade e situação da competição foram observados pelo COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo), que os considerou bem atendidos", disse o titular da Secopa, Ricardo Leitão.
Como o torcedor foi à Arena?
- Metrô - 15.200 (57%)
- Parqtel - estacionamento privado na BR-408 8.500 (32%)
- Veículos credenciados para entrar na Arena 3.100 (11%)
Fonte: Secopa
O secretário afirmou que ajustes pontuais serão realizados, mas que três linhas principais do plano de mobilidade serão mantidas: prioridade total ao transporte pelo metrô, utilização de estacionamentos remotos e acesso restrito de veículos credenciados pela Fifa à Arena.
Leitão ainda fez questão de destacar que o horário da partida, marcada às 20h, exigiu mais do sistema de transporte público. "O metrô ficou sobrecarregado, pois coincidiu com a hora que as pessoas estão voltando para casa, mas isso não vai ocorrer nas Confederações, porque, dos três jogos, dois ocorrerão aos domingos e o terceiro numa quarta-feira, e o governo já determinou que será ponto facultativo no segundo expediente", explicou Leitão.
Lata de sardinhas
O G1 testou a viagem de metrô, ônibus e táxi à Arena, partindo de três pontos da capital pernambucana - Zona Norte, área central e Zona Sul. O percurso entre a estação de metrô do Aeroporto, previsto para cerca durar uma hora, levou quase o dobro. Empurra-empurra e composições lotadas foram os pontos negativos, amenizados pela climatização dos vagões. O lado bom foi o valor da passagem: R$ 1,60. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), 14 trens estavam em operação, com intervalos médios de quatro minutos de espera.
O gerente também respondeu às críticas de que não há linha de ônibus que leve o torcedor direto à Arena. "Não vai ser criada nenhuma linha, por enquanto, porque a prioridade do plano de mobilidade é justamente incentivar o uso do metrô", disse.
Fonte: portal G1, 23 de maio de 2013