O jardim vertical está entre os maiores dos EUA, e foi instalado na garagem da Edwards Lifescience, uma empresa de pesquisas em medicina e saúde, que encomendou as obras para o Seasons Natural Engineering, escritório de arquitetura e design especializado em paredes vivas. De acordo com a empresa, a construção sustentável tem por principal objetivo oferecer um ambiente saudável para seus funcionários.
Muito além do jardim, a preocupação com o planeta aparece já na construção da estrutura. O material de suporte às plantas é elaborado com fibras sintéticas recicladas, que evitam o apodrecimento e ainda incentivam o crescimento das raízes. Além disso, o material dá espaço para o desenvolvimento dos vegetais e aumenta a eficiência para a irrigação. Chamado de Aqua Felt, o suporte é também mais flexível que as versões convencionais, utilizadas na maior parte das paredes vivas.
O norte-americano Scott Hutcheon, proprietário da Seasons Natural Engineering, disse ao InHabitat que uma das maiores vantagens do material utilizado na construção é a manutenção sustentável do jardim vertical, devido à maneira com que as plantas ficam dispostas. Além da parede viva na garagem, o escritório carrega um amplo portfólio de intervenções vegetais em edifícios, residências e estabelecimentos comerciais.
Fonte: site CicloVivo, dezembro de 2013