Com a construção desses pátios, a companhia poderá controlar o fluxo de caminhões que descem a serra do Mar e percorrem a Baixada Santista rumo ao porto.
Parte dos veículos ficará estacionada até que haja condições de chegar ao terminal e escoar a carga.
Segundo Barco, os terrenos ficam em Campinas e em Ribeirão Pires (Grande São Paulo), próximo ao Rodoanel.
O primeiro tem 180 mil m2 (o equivalente a 45 campos de futebol), e o segundo, 150 mil m2.
A Secretaria do Patrimônio da União, órgão que cedeu os terrenos, já havia concedido à Codesp neste ano uma área de 229 mil m2 em Santos, da extinta Rede Ferroviária Federal.
Esse terreno servirá para remanejamento de um pátio ferroviário já existente e para criação de um estacionamento de veículos, destinado ao terminal de passageiros.
CONGESTIONAMENTOS
O fluxo de caminhões nas rodovias Anchieta e Cônego Domênico Rangoni, principais acessos ao porto, cresceu neste ano, o que resultou em congestionamentos e transtornos para caminhoneiros e turistas.
Houve filas de até 40 quilômetros em horários de pico, deixando o trânsito parado em todas as cidades da Baixada Santista e prejudicando o escoamento de carga para o porto.
Fonte: Folha de S. Paulo, 5 de dezembro de 2013