"Nesta semana, em que a ONU divulga um relatório alarmante sobre o meio ambiente, a Prefeitura de São Paulo quer dar um exemplo de combate à poluição", declarou o prefeito Gilberto Kassab, comentando a intenção do poder público municipal em construir garagem subterrânea no parque do Ibirapuera.
O prefeito tem razão quando relaciona a garagem a condições ambientais mais saudáveis. Além de serem equipamentos urbanos permanentes, projetados e construídos com a finalidade de estacionar veículos, as garagens funcionam como verdadeiros pulmões do sistema viário. Ao interiorizarem os automóveis, liberam espaços na via pública para circulação, melhorando as condições de mobilidade urbana. Facilidade para estacionar significa menos congestionamentos, menos poluição ambiental, mais qualidade de vida, mais valorização urbana e imobiliária.
Pelos planos da Prefeitura, a garagem no Ibirapuera seria construída por meio de concessão pública, ou seja, com investimentos da iniciativa privada. As condições seriam semelhantes às das unidades já construídas e de outras na região central da cidade que estão em licitação.
Contudo, estas condições podem não ser atrativas para o setor privado. O curto prazo de concessão, entre outros fatores relacionados à construção e à operação, pode dificultar o retorno dos investimentos.