O trabalho de colocar cones para a implantação dessas faixas costuma ser feito com vans. O número de veículos desse tipo existentes na companhia já é insuficiente, segundo funcionários.
Para piorar, parte deles está parada na oficina da CET, esperando manutenção. Com isso, picapes têm de ser usadas por agentes de trânsito para a colocação dos cones.
O problema de carros da companhia parados na oficina não se restringe às vans. Hoje, um em cada quatro veículos está à espera de conserto - dos 880 carros que atuam nas ruas, 235 estão quebrados, entre vans, motos, carros e guinchos. Alguns veículos aguardam reparo desde o início do ano.
A CET não comentou sobre a infração e informou apenas que, em 2007, adquiriu três furgões para essa operação, mas não disse por que usa picapes para o serviço.
Sobre os veículos parados, a companhia informou que são 112 carros em manutenção, além dos carros reserva.
Segundo a CET, isso significa que 92% da frota de 1.084 veículos está disponível para uso. A frota de 880 carros obtida pela reportagem refere-se aos carros usados em operações - não incluem veículos da diretoria. A CET não informou esse número.
Fonte: Folha de S. Paulo, 22 de maio de 2012