Projetado pela equipe da Amoritz GT, empresa especializada em design de veículos esportivos, a máquina conta com especificações de tirar o fôlego só de ler: são 1.007 cavalos de potência, gerados por um motorzão V10 biturbo de 8.4 litros. O propulsor importado dos Estados Unidos é o mesmo utilizado pela fera Dodge Viper, mas foi "abrasileirado" para beber etanol. As dimensões do modelo são: 4,7 metros de comprimento e 2 m de largura. No protótipo, um dos itens que se destaca são as imensas rodas, de 20 polegadas na frente e 22 atrás. Por enquanto, não é possível ver o modelo em ação, pois o protótipo só se tornará funcional daqui a cerca de quatro meses.
Questionado a respeito das referências utilizadas para criar o design da máquina, o empresário disse que pensou em um carro que tivesse formas de um atleta, como um nadador. "Queria algo com um perfil magro, porém com aspecto forte", confessou William.
Só 50 endinheirados poderão ter um; cinco pessoas estão interessadas
Ficou interessado nesta excentricidade sobre rodas? Pois saiba que somente 50 pessoas (e endinheiradas) terão a chance de adquirir um exemplar do brasileiro DoniRosset. Isso porque esta será a quantidade de nomes aceita na lista de pedidos de encomenda do supercarro (documento este que já possui cinco nomes), que custará mais de R$ 2 milhões.
O empresário explicou que a ideia inicial era somente construir um carro para dar de presente ao seu pai e parar por aí. Porém, à medida que pessoas próximas foram acompanhando o desenvolvimento do projeto, começaram a ficar interessados. "Por causa disso decidi estabelecer um limite de 50 unidades. Já tenho cinco amigos que estão na lista", garantiu.
Fábrica artesanal no Brasil é um dos planos
O executivo que teve a ideia de criar o superesportivo adiantou que entre seus planos está a construção de uma pequena fábrica artesanal no País, porém ainda não decidiu a cidade em que ficará localizada. "Pretendo buscar uma cidade com clima parecido com o europeu para fazer um ateliezão para fazer obras de arte", ressaltou, ao dizer que prefere não usar a expressão fábrica. O empresário vai mais além e diz que o objetivo é fazer com que o local venha a se tornar um ponto turístico brasileiro para os apaixonados por automóveis.
Bate-papo com o designer
O responsável pelo desenho da "obra de arte" é Fernando Morita, 31 anos. O jovem designer define a experiência de participar da concepção do supercarro como o projeto dos sonhos. "É o que todo mundo que trabalha nesta área gostaria de fazer", comentou ao revelar que levou dois meses para concluir o desenho. Segundo Morita, que ficou responsável por criar todas as partes do carro, incluindo carroceria, suspensão e chassi, a equipe do projeto é enxuta, composta somente de outras quatro pessoas - engenheiro, coordenador e dois modeladores. De acordo com o designer, a versão final de produção do DoniRosset terá carroceria feita em fibra de carbono e chassi em alumínio. Com isso, o peso do modelo deverá ficar em 1.500 quilos.
Até que o supercarro apareça em nossas ruas, ainda há muito caminho pela frente. E o que é comum acontecer é as versões de produção, na maioria das vezes, terem visual distinto em relação ao protótipo. Para Morita, como a equipe que trabalha diretamente com o veículo é pequena, ele leva vantagem, já que o seu contato com o projeto é total. "Vou ficar junto o tempo todo para que o visual do DoniRosset não mude", afirmou.
Fonte: site Carsale, 28 de maio de 2012