Para alugar a bicicleta, o usuário deverá preencher um cadastro no site do sistema (www.bikesampa.com) e fazer um depósito de R$ 10,00. Para destravar a bicicleta na estação, o usuário precisará ligar do telefone celular para a Central (4063-3111) ou solicitar pelo aplicativo para Smartphones.
A bicicleta poderá ser usada por 30 minutos ininterruptos, durante os quais nenhum valor é cobrado, mas após essa meia-hora o ciclista deverá estacionar o equipamento em qualquer estação por 15 minutos. Caso o ciclista deseje utilizar a bicicleta sem a pausa, serão cobrados R$ 5 a cada 30 minutos subsequentes.
O usuário poderá usar as bicicletas quantas vezes por dia desejar. As estações estarão distantes até um quilômetro uma da outra. Os veículos estarão à disposição dos usuários todos os dias da semana, de 6h às 22h.
As bicicletas do projeto pesam em torno de 16 quilos e vêm em modelos com três e seis marchas, além de acessórios de sinalização.
O Bike Sampa é um projeto semelhante ao Bike Rio, que começou no fim de 2011 na capital fluminense. Confira abaixo os endereços das estações já ativadas.
- Estações ativas do Bike Sampa
Cinemateca - Largo Senador Raul Cardoso, em frente à Cinemateca
Instituto Biológico - Rua Morgado de Mateus junto à rua Rodrigues Alves, próximo ao Instituto Biológico
Capitão Macedo - Rua Capitão Macedo, próximo à rua Botucatu
Humberto I - Rua Humberto I, próximo à Rua Joaquim Távora
Rio Grande - Rua Rio Grande junto à Rua Joaquim Távora
Faculdade Belas Artes - Rua Álvaro Alvim, em frente à Faculdade de Belas Artes
Fonte: UOL, 24 de maio de 2012