Segundo dados da Latin Panel constantes do anuário, ter rapidez no caixa (96,70%), bom atendimento (96,70%), sinalização adequada (98%) e loja limpa (99,50%) eram apenas alguns itens que os consumidores consideravam importantes ou muito importantes na hora de definir onde fazer suas compras.
Oferecer produtos orgânicos (57,50%), variedade de produtos (94,60%) e qualidade e frescor em furtas, verduras (97,40%) e carnes (98,30%) também foram questões muito demandadas. A conveniência também é muito valorizada pelos consumidores. Neste quesito, a variedade nos meios de pagamento, por exemplo, é citada por 88% dos brasileiros. Em sua lista de importâncias, ainda é possível encontrar ter degustação (62,20%), obter informações nutricionais (73,90%) e contar com estacionamento (80,30%).
Entretanto, os serviços citados como importantes mais vezes pelos consumidores são empacotador, ter açougue com serviços especiais e entrega em domicílio, cada um com 92,70%, 90,80% e 88,50%, respectivamente.
De acordo com a Associação, nos últimos anos, o mercado de consumo melhorou muito, permitindo o acesso de novos consumidores. Somente em 2008, houve evolução de 8%, devido especialmente à contínua ampliação da renda familiar, além de um maior volume de crédito disponível. Dessa forma, o brasileiro cresceu em renda, em gastos e em exigências.
Fonte: site InfoMoney, 6 de fevereiro de 2009