O corredor vai ligar o Ibirapuera à Praça João Mendes e pretende retirar os motociclistas da Avenida 23 de Maio. A construção, iniciada em 15 de janeiro, prevê seis semáforos e a proibição da conversão à esquerda em alguns pontos.
O Plano de Metas da Prefeitura prevê a construção de oito motofaixas.
Mesmo com as obras iniciadas, a instalação do corredor não é consenso entre especialistas como a melhor medida para trazer mais segurança a motoboys. O professor de Engenharia Civil Creso de Franco Peixoto, da Fundação Educacional Inaciana (FEI), diz que emergencialmente a atitude é correta para salvar vidas.
"No Brasil, um motoqueiro tem 350% mais chances de morrer em um acidente de trânsito do que um motorista. Em São Paulo, são 1.000% mais", afirma Peixoto. Por isso, a medida seria positiva. Mas, segundo o especialista, a instalação da motofaixa reduz o tamanho da faixa de trânsito para carros e ônibus, o que traria mais lentidão.
Fonte: Jornal da Tarde, 23 de fevereiro de 2010