Os resultados fazem parte da pesquisa Imagem dos Transportes na Região Metropolitana, apresentada em 2 de fevereiro. A aprovação dos usuários caiu de 58% para 53% nos corredores de ônibus municipais. Quedas também foram registradas quando avaliados em separado o Expresso Tiradentes (76% para 74%) e o Corredor Metropolitano São Mateus Jabaquara (72% para 70%).
"Os usuários têm uma expectativa maior em relação aos corredores porque eles foram projetados para proporcionar viagens mais rápidas. Por isso são mais exigentes na avaliação. Quando há interferências que prejudicam o desempenho, que prolongam o tempo de viagem, a avaliação cai", diz o presidente da ANTP, Aílton Brasiliense.
Os números dos corredores contrastam com a avaliação geral dos ônibus, que pelo segundo ano seguido apresentou melhora - após uma sequência de anos de queda na aprovação. Passou de 50% para 59% a proporção de entrevistados que classificam os serviços como bom ou excelente entre 2009 e 2010.
Em algumas regiões, como na zona leste, a melhora na avaliação chegou a 15 pontos porcentuais. Já a zona sul ainda mantém índices baixos e apenas quatro em cada dez pessoas aprovam os ônibus.
Entre as medidas para diminuir o trânsito no futuro, 68% dos entrevistados afirmaram que é preciso construir mais linhas de metrô. Logo na sequência, aparece a criação de novos corredores exclusivos de ônibus, com 56%. Pela primeira vez desde que o levantamento começou a ser feito, ganhou relevância também a quantidade de pessoas entrevistadas que consideram necessário construir ciclovias: 13%.
Metrô lidera, mas duas linhas têm problemas
O metrô continua sendo o meio de transporte mais bem avaliado e aumentou em dois pontos porcentuais a sua aprovação. Mas a pesquisa apresenta um quadro diferente quando as linhas são analisadas em separado: a 2-Verde e a 3-Vermelha tiveram os índices mais baixos da história.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 3 de fevereiro de 2011